terça-feira, 27 de novembro de 2007

Força de Vontade

OBJETIVO: refletir sobre nossas conquistas, esforços que fazemos e se temos vontade de mudanças.

MATERIAL: papel e lápis

COMO APLICAR: peça ao grupo que eles pensem por um tempo e elaborem uma lista de pelo menos 6 coisas que devem ser trabalhadas neles próprios. Coisas que os incomodam ou que eles já perceberam que devem ser modificadas. Peça que escrevam uma embaixo da outra. Faça uma lista você também, para ajudá-los com exemplos: egoísta, invejoso, ingrato, desobediente, vaidoso, covarde, rude, maldoso, impaciente, mal-educado, pessimista, ansioso, teimoso. Cada um escreverá no seu papel e não há necessidade de se expor ao grupo. Peça agora que eles escrevam, novamente uma embaixo da outra, ao lado da lista de coisas
a serem trabalhadas, como se fosse uma segunda coluna, os seguintes termos:
empurrando
me esforçando
com disposição
de má vontade
com indiferença
dando o melhor que posso
Depois que as duas colunas estão escritas, oriente o grupo a ligar com uma linha as palavras de uma coluna 'a outra, de acordo com o tipo de empenho aplicado, respondendo a pergunta: "Como eu ajo em relação a isso?"
Conversem
agora sobre força de vontade e as dificuldades que eles encontram ou não para trabalharem 'aquilo que listaram. Faça com que percebam se existe esforço ou não para as mudanças, onde o exemplo de um será o motivador para o outro, da mesma forma que o desinteresse será um alerta a busca por melhorias.

Nenhum comentário: