...mas nem sempre respeitados. Leve reportagens sobre acidentes de trânsito e desobediência à sinalização nas estradas. Suas consequências e o que podemos fazer para evitar estas situações.
Outros sinais, só agora estamos prestando atenção...
Fale do meio-ambiente, dos seres da Criação, da harmonia existente na natureza e como nós temos interferido e prejudicado outros seres vivos. Converse sobre as ongs, os ambientalistas, Chico Mendes, sustentabilidade, o esforço que alguns grupos, mais conscientes e despertos para a vida do planeta, atuam para diminuir este efeito e impacto de destruição. Leve exemplos práticos, como o lixo acumulado e o uso das sacolas plásticas. Fomente discussão, busquem juntos soluções, novas atitudes que podem fazer a diferença. Os jovens e crianças precisam se sentir parte deste processo, percebendo que todos somos causadores, mas também podemos ser atuantes na reversão destes problemas. Fazer a parte que nos cabe.
Mostre ao grupo placas que não existem na realidade, mas informam alguma coisa. Veja os exemplos:
Peça que eles digam o que entendem das imagens e dêem nomes às placas. A primeira poderia ser "área verde à frente" ou "floresta adiante", ou ainda, "parque ambiental". A segunda placa é uma outra forma de representação, unindo texto e desenho. Sua interpretação é imediata: "favela".
Esta terceira placa indica "cuidado formigueiro" ou "formigas no caminho" ou "área sujeita a pequenos animais".
E estas? Exercitem a criatividade e imaginação.
Este sorriso feliz representa "zona de alegria", "sorria", "sinta-se bem aqui", "fique à vontade", "permitido sempre". A segunda placa pode ser "seja amigo", "área de amizade", "cooperem", "perdoe".
O exercício agora é criar novas placas. Usando o esboço, peça ao grupo para representar:
1. O HOMEM DE BEM
2. PERMITIDO AJUDAR
3. PROIBIDO RAIVA
4. BRILHE A SUA LUZ
5. NÃO SEJA EGOÍSTA
6. SOLIDARIEDADE
Converse com o grupo sobre os resultados obtidos. Reflitam juntos sobre situações ou locais em que esta sinalização poderia ser útil. Criem novas placas para o ambiente de sua sala, da sua casa da sua escola. E respeite a sinalização!
Veja alguns resultados do meu grupo:
Vejam como as idéias podem ser simples, mas com bom resultado.
Mostre ao grupo placas que não existem na realidade, mas informam alguma coisa. Veja os exemplos:
Peça que eles digam o que entendem das imagens e dêem nomes às placas. A primeira poderia ser "área verde à frente" ou "floresta adiante", ou ainda, "parque ambiental". A segunda placa é uma outra forma de representação, unindo texto e desenho. Sua interpretação é imediata: "favela".
Esta terceira placa indica "cuidado formigueiro" ou "formigas no caminho" ou "área sujeita a pequenos animais".
E estas? Exercitem a criatividade e imaginação.
Este sorriso feliz representa "zona de alegria", "sorria", "sinta-se bem aqui", "fique à vontade", "permitido sempre". A segunda placa pode ser "seja amigo", "área de amizade", "cooperem", "perdoe".
O exercício agora é criar novas placas. Usando o esboço, peça ao grupo para representar:
1. O HOMEM DE BEM
2. PERMITIDO AJUDAR
3. PROIBIDO RAIVA
4. BRILHE A SUA LUZ
5. NÃO SEJA EGOÍSTA
6. SOLIDARIEDADE
Converse com o grupo sobre os resultados obtidos. Reflitam juntos sobre situações ou locais em que esta sinalização poderia ser útil. Criem novas placas para o ambiente de sua sala, da sua casa da sua escola. E respeite a sinalização!
Veja alguns resultados do meu grupo:
Vejam como as idéias podem ser simples, mas com bom resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário