quarta-feira, 17 de junho de 2015

VALORIZAÇÃO da VIDA



Grande objetivo da espiritualidade em relação à nós: SUCESSO!
Com o que devo me preocupar: TOMADA de CONSCIÊNCIA e USO de minhas POTENCIALIDADES ( talentos, dons)

TUDO CERTO
É assim que você permanece com exatidão:
No dia certo, no caminho certo, no lugar certo, no momento certo, no compromisso certo, no trabalho certo, na experiência certa, na posição certa, na circunstância  certa, com a pessoa certa, com os recursos certos.
A ação é nossa...
Sentir errado, pensar errado, decidir errado ou fazer errado são problemas que correm pela nossa conta.
Sheila (Passos da Vida)

Como estou vendo a minha atual encarnação?
MEU CORPO: em que ele facilita meu progresso? Como tenho tratado ele?  Há nele algum detalhe, alguma limitação ou facilidade que está me ajudando a ser melhor?
MINHA FAMÍLIA: não é por acaso que faço parte deste grupo familiar...Quais são os fatores de crescimento que tenho encontrado na relação de família? Que habilidades tenho/posso desenvolver para uma convivência proveitosa? Como tenho me comportado? Acrescentando ou tumultuando? Em que eles me ajudam? Em que eu os ajudo?
MINHA VIDA SOCIAL: eu estudo? Tenho estágio/emprego? Realizo alguma tarefa útil com alegria? Percebo a oportunidade de estudo ou estágio/emprego? Me empenho? Me dedico? E as tarefas que faço e ninguém percebe? ( ajudar a mãe, cuidar do irmão, lavar a louça, ir no mercado) como me sinto nelas? E a palavra? Como  converso? Que palavras mais uso? Quais meus interesses? No que presto atenção?
MINHA VIDA FUTURA: quais meus planos em relação a mim mesmo? Tenho atingido meus objetivos? Que ferramentas tenho usado para atingir estes objetivos? Sou determinado? Ou desisto e tento outra coisa? Tenho entendido meu papel na vida? Tenho buscado sucesso?

Sucesso e Sucesso
No dicionário do pensamento cristão sucesso é vitória sobre si mesmo e sobre as paixões primitivas. O mundo convencionou  que sucesso, porém, é triunfo nos negócios, nas profissões, nas posições sociais, com destaque de personalidade, aplausos e honrarias, todos eles de pouca duração.
No primeiro caso, ninguém toma conhecimento, embora transpareçam alterações emocionais e comportamentais, proporcionados pela paz, sensibilidade afetiva, docilidade no trato. O indivíduo que experimenta o sucesso interno torna-se gentil, afável, irradiando bondade e conquista aqueles que lhe cercam. No segundo caso, a exaltação e a glória chamam atenção, despertam inveja, a cobiça, provocam comentários, competições. Esse triunfo torna-se ruidoso, impondo preocupação para manter status, chamar atenção, atrair os refletores da fama.
O sucesso sobre si mesmo acentua a harmonia e aumenta a alegria do ser, que se candidata a contribuir em favor do grupo social mais equilibrado e feliz. Sem que te alienes do mundo ou abandones a luta do convívio social busca o sucesso – a vida correta, os valores de manutenção do lar e da família, o brilho da inteligência, da arte e do amor- descobrindo que terás tempo e motivo para o outro sucesso...
Joanna de Ângelis ( Desperte e Seja feliz)

Nenhum comentário: