Comece a aula com a história:
Mariana
adormeceu e sonhou... sonhou que estava num lugar muito, muito
lindo.
Estava
num grupo de crianças, passeando num jardim onde tinha vários
canteiros de flores.
– Olha!
Esse é lindo! São rosas e margaridas.
– Este
é ainda mais lindo. São lírios e jasmins.
Aí
viram um canteiro que não era tão bonito assim. Tinha poucas flores
e alguns matinhos.
Tia Marta
explicou então.
– Estes
são os “canteiros das boas obras”. Quando você faz uma coisa
boa, nasce uma flor. Quando faz alguma coisa errada, nasce um matinho.
Mariana
perguntou:
– E
todo mundo tem um jardinzinho?
– Todos.
Alguns têm mais flores, outros menos, mas todos têm um.
Mariana
gritou então:
– Quero
ver o meu, quero ver o meu...
–
Venha. O seu está logo ali...
Todos
foram caminhando para o canteirinho de Mariana.
–
Veja... é ali.
– Onde,
onde??
–
Mariaaaana! Acorde!! Tá na hora de levantar, menina.
E
Mariana acordou!
Depois
de contar a história, refletir com o grupo: como seria o canteiro da
Mariana?
A visão do grupo é otimista? ou só colocaram matinho no canteiro da Mariana?
A seguir, vamos fazer um canteirinho para cada criança do
grupo.
Pode ser desenhando ou montando um com palito de sorvete, folhas coloridas para recortar, etc.
Você pode estipular um prazo maior que seu tempo de aula, deixar o jardim ser cultivado por mais tempo, 1 semana, 1 mês.
Cada “coisa boa” faz
“nascer” uma florzinha.
Cada um faz sua lista. As sementes, aquelas que irão gerar uma futura plantinha, também servem!!
Quantas florzinhas temos para cultivar?
Um comentário:
Que beleza essa história. Obrigada por compartilhar.
Postar um comentário