A gangorra representa nossas idas e vindas, nossa alternância nas reencarnações.
Em tempos remotos, um legionário abusou da violência e poder. Em tempos de hoje, eles são irmãos, resolvendo séculos de antagonismos.
A espiritualidade aproveita qualquer ocasião para que sejamos vitoriosos. A notícia é a Boa Nova, e se é boa, é para nos deixar felizes, onde tudo conspira a nosso favor. Uma nova oportunidade é oferecida a estes dois, onde estarão vivendo como mãe e filho. O que resultará disto é consequência direta de como será vivida esta oportunidade.
Os relacionamentos são construídos para que nos aproximemos uns dos outros, renovando sentimentos e esquecendo mágoas e ressentimentos.
A maneira como vivo influencia diretamente em como estarei no plano espiritual e o que viverei na próxima reencarnação.
Continuando o estudo sobre o plano espiritual, o que somos e como as nossas atitudes influenciam sobre esta e outras encarnações, nesta dinâmica vamos observar comportamentos diários e como eles atuam em nossas vidas.
Faça uma lista de atitudes de causa e outra lista de atitudes de efeito. Estes ítens não precisam estar vinculados diretamente uma o outro.
CAUSA
CAUSA
ajudar na arrumação da casa
CAUSA
arrumar o material escolar
CAUSA
arrumar o quarto
CAUSA
atender aos pedidos dos pais
CAUSA
brigar com o irmão
CAUSA
mentir para os pais
CAUSA
cigarro
CAUSA
dormir cedo
CAUSA
dormir tarde
CAUSA
estudar
CAUSA
fazer tarefa escolar em casa
CAUSA
hamburger
CAUSA
ir ao baile funk
CAUSA
jogar video game
CAUSA
não se importar com os mais velhos
CAUSA
praticar esporte
CAUSA
respeitar regras da escola
CAUSA
computador
CAUSA
tomar conta da avó no hospital
CAUSA
tomar conta do irmão
EFEITO 10 anos depois
EFEITO
mãe atenciosa
EFEITO
mentir no trabalho, em casa
EFEITO
pessoa calma e concentrada
EFEITO
pessoa concentrada nas tarefas
EFEITO
pessoa doente
EFEITO
pessoa estressada
EFEITO
pessoa inteligente
EFEITO
pessoa que não consegue arranjar emprego
EFEITO
pessoa saudável
EFEITO
pessoa super-ativa
EFEITO
receber carinho dos filhos
EFEITO
receber desprezo dos filhos
EFEITO
ser amigo
EFEITO
ser boa dona de casa
EFEITO
ser desleixada
EFEITO
ser pessoa desorganizada
EFEITO
ser pessoa organizada
EFEITO
ser respeitado
EFEITO
sucesso na profissão
EFEITO
ter problema de relacionamento
Recorte as tiras, separando causa e efeito.
Separe em grupos e tenha cópias separadas para cada grupo. Entregue as tiras recortadas e deixe que eles façam a associação que, na opinião deles, faz sentido.
Veja um resultado obtido em sala de aula:
Baseado no resultado de cada associação, converse com o grupo sobre causa e efeito, sobre a maneira que eles percebem suas atitudes e como isto está atuando em suas vidas.
Esta foi uma aula muito proveitosa. Bons resultados e boas conversas surgiram desta dinâmica.
Agora que chegamos ao céu (plano espiritual), como será que eu entendo Deus? como ele é, o que faz, será que eu já parei para pensar sobre ele?
Este Deus é representado por uma pessoa jovem e feliz! Cuida de todos e da natureza.
Este Deus tem brilho e é justo e honesto. Em seu texto, Ariane complementa: "Deus criou o mundo para as pessoas evoluírem cada vez mais. "
Esta representação é timida, mas diz bastante: na frase do alto, após a nuvem, está escrito: "Ele é atencioso." O anjinho, em destaque abaixo, demonstra a preocupação com a Criação. É o momento que vivemos hoje, alertas sobre a água, o lixo, os recursos naturais, estão sendo dados diariamente e as crianças estão atentas...
O trabalho da Stela foi escrito, sem desenhos ou colagens, e eu transcrevo aqui: "Deus para mim é tudo, porque se não fosse Deus eu não estaria neste mundo. Deus para mim é ter a minha mãe perto de mim. Deus para mim é ter a natureza pertinho de mim. Deus para mim é viver."
Lindo, não? O resultado geral é estimulante. Em meio a bagunça, conversas, o trabalho de divulgação da Doutrina dos Espíritos e do Evangelho de Jesus tem sido compreendido por esta geração que fará a diferença daqui há alguns anos em nossa sociedade e, consequentemente, em nosso planeta.
Esta semana estarei trabalhando este tema com os adultos e colocarei o resultado aqui para compararmos.
As crianças mostraram uma dificuldade de compreender que, ao morrermos, aquele corpo, agora composto de matéria sutil, somos nós mesmos em um outro plano. Uma sequência de aulas vêm tentando melhorar esta compreensão. Dando continuidade, então, sobre o tema MORTE/DESENCARNE/ESPÍRITO, chegamos agora ao plano espiritual.
A turma foi dividida em quatro grupos. Cada grupo recebeu uma folha maior que uma cartolina, revistas, lápis, canetas, tesouras e cola, e usando qualquer técnica, como desenho, colagem, recorte, foi pedido que els representassem o que é o CÉU.
No imaginário infantil, fantasmas cobertos por lençóis, são uma representação dos habitantes do céu.
Esta mulher correndo está literalmente correndo atrás...
"O que não vamos ver lá encima." Isto aqui é muito bom ! demonstra que, de alguma forma , a mensagem é compreendida !
Este trabalho está representado por uma Terra e um Céu dividido entre o bom e o mau. Esta imagem é forte, mas muito presente no dia-a-dia deles: um PM, dizendo estar com a arma carregada. Acima dele, um ser que flutua e é assustador.
Esta imagem representando o céu é linda ! Fecha com chave de ouro esta aula sobre o céu.
Esta ilustração é capa da versão em inglês do Livro dos Espíritos para os Jovens (clique na imagem). DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. Não reproduza sem os créditos.
Esta ilustração é capa da versão em inglês do Evangelho Segundo o Espiritismo para Jovens (clique na imagem). DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. Não reproduza sem os créditos.