segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Eu Quero, Eu Posso, Eu Devo

OBJETIVO: visualização de objetivos e os critérios que utilizo, automotivação e necessidade de adaptação, motivadores para realização de desejos, valores materiais e espirituais.

MATERIAL: quadro-negro e giz

COMO APLICAR: peça que todos pensem algo ou alguma coisa com que possam completar a frase: "EU QUERO ...!" Deixar que falem 'a vontade enquanto você vai anotando no quadro para todos lerem. Depois marque ou agrupe aqueles ítens que são semelhantes. O quadro ficará dividido de duas formas: desejos materiais e não-materiais. Faça uma análise com o grupo sobre o resultado, sobre o que é mais importante para o grupo refletido em suas respostas. É importante, neste ponto, não desvalorizar o desejo por conquistas materiais, mas mostrar que outras coisas são tão ou mais importantes; não é abrir mão de tudo, mas olhar com olhos de espíritos imortais. Peça que o grupo traga exemplos e experiências vividas em busca do "EU QUERO". Investigue com eles que critérios foram usados, se houve bom senso ou ansiedade nas atitudes.

Coloque com eles as perguntas: Eu Quero, Eu Posso, Eu Devo?, alternando de acordo com a situação:

- eu posso, eu quero e eu não devo, então porque ainda quero?
- eu posso, eu não quero e eu devo, então porque não faço?
- que sentimento me estimula ao querer algo ? é necessidade? vaidade? é prazer?
- o que me leva a comprar um tênis de R$90,00 se não preciso dele? se eu tenho o dinheiro e gasto, qual é o meu motivador? se eu não tenho o dinheiro e me endivido,
qual é o meu motivador?
- o sofrimento que experimento ao não ter é por algo supérfluo ou necessário?

(baseado em palestra de Márlio Lamha, Grupo Rita de Cássia)

Nenhum comentário: