quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um, Ninguém (1)

OBJETIVO: demonstrar que todos somos capazes de fazer algo a mais.

MATERIAL: histórias reais e o texto abaixo

COMO APLICAR:
crie uma situação na sala que você precise de voluntários e veja como se comportam. Converse com sua turma sobre situações que eles já passaram e se omitiram, discuta fatos relevantes que precisavam de iniciativas e outros nem tanto, argumente sobre fatos de nossa sociedade em que esperamos que a autoridade resolva, iniciativas em casa ou na escola que esperamos que sejam percebidas e realizadas por outros. Leia ou distribua cópias do texto:

Havia um importante trabalho a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria. QUALQUER UM poderia ter feito, mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO.
ALGUÉM pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo. Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.

Lembrando de Jesus ao ser questionado pelo jovem rico, que era bom, respeitava seus pais, tratava bem seus empregados e, por isso, já tinha direito ao Reino de Deus. A resposta de Jesus é simples, mas poucos a entendem: "Algo ainda te falta." Faltava-lhe auto-realização, ser bom sem nada esperar em retribuição, ser incondicionalmente bom sem esperar recompensas. Isso é o que Jesus chama de querer ser perfeito.
Todos somos capazes de fazer algo a mais. Falta-nos a vontade, que pode ser acionada por uma conversa, a companhia para se realizar algo, um primeiro movimento.

Uma história real:
Nascida em Teerã, Nazanim Asfhim-Jam radicou-se no Canadá, onde a família se refugiou, é Cadete da Força Aérea, fez faculdade de relações internacionais e de ciências políticas, especializou-se em Paris e abriu uma ONG para ajudar crianças e jovens que vivem no corredor da morte iraniano, a "Stop Children Executions" (www.
stopchildrenexecutions.com) , que já conseguiu uma libertação. "Percebi que as pessoas dão mais atenção ao que dizem estrelas do esporte e celebridades. Foi então que entrei nos concursos, ganhei o Miss Canadá e fiquei em segundo lugar no Miss Mundo. Com isso, pude viajar e falar sobre os problemas sociais. Muitas pessoas começaram a escutar o que dizia." Não se distraiu com sua beleza, mas usou-a para chegar no seu principal objetivo: salvar vidas.


Nenhum comentário: