terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Perdão, treino de compreensão






OBJETIVO: conversar sobre o perdão

MATERIAL: você pode usar os desenhos qua acompanham o texto ou histórias reais retirados de revistas ou jornais ou da literatura espírita.


COMO APLICAR: observe uma coisa importante: o verbo perdoar é um composto de dois verbos, dar e doar. O mesmo acontece em outras línguas: forgive, pardon.
Peça ao seu grupo que relembre situações
que vivenciaram em que a compreensão e a paciência seriam bem vindos como solução, mas agimos com indiferença, contradição ou fingimos que não ligamos. Observe seus gestos, como se movimentam ao contar a história, como olham um para o outro, a postura do corpo, como cruzam os braços, o tom da voz. Nossos gestos demonstram nosso estado de espírito, onde o ódio e o rancor fazem ligações invisíveis tão profundas quanto o amor. Jesus nos traz um padrão de perdão ao contar a parábola do credor incompassivo (Mt 18, 23-35).
Nosso atraso é refletido pelos sentimentos que guardamos, então:
- devemos olhar o outro com compaixão e vibrarmos em uma boa sintonia;
- transformar os sentimentos menos nobres, como a raiva, a intolerância;
- não sabendo como agir em determinada situação, coloque-se no lugar do outro para entender como nos sentiríamos, que sentimentos afloram em nós;

- não revidar e, se possível, fazer o bem.
Peça agora que recontem suas histórias com uma nova postura. Faça a história de um ser vivenciada por outro e observe se as reações são semelhantes ou se eles são capazes de dar uma nova resposta.

Nenhum comentário: