segunda-feira, 26 de maio de 2008

Realidade ou imaginação?

Uma simples fotografia pode fazer com que sintamos alegria, raiva ou tristeza. A música também afeta as nossas emoções. As palavras, mesmo na página impressa, influenciam nossos pensamentos, sentimentos e ações. Juntando isto tudo, imagine o poder que há na combinação de imagens, música e palavras...
A televisão, o computador e mesmo os jogos podem ser uma poderosa ferramenta de ensino. Com eles conhecemos coisas de que não teríamos acesso; aprofundamos conceitos pesquisando no mundo virtual; viajamos para regiões as mais variadas possíveis, das selvas tropicais ao frio intenso; entendemos melhor o meio que nos cerca, a vida dos animais e sua contribuição para o equilíbrio do planeta; interagimos com outras pessoas, conhecendo seus valores, sua cultura e a sociedade em que vivem; penetramos no interior de nosso organismo, descobrindo a maravilha da criação que é o nosso próprio corpo; sondamos o Universo, as estrelas e as muitas moradas da casa do Pai; vemos as notícias no mesmo instante em que estão acontecendo.


Mas, então por que tanta preocupação? Porque as pessoas gastam muito tempo com a TV, computador ou com os games. Para você ter uma idéia, se ficarmos quatro horas por dia vendo TV, quando chegarmos aos 60 anos teremos gasto dez anos sentados, muitas vezes isolados, em frente a um equipamento destes. E, embora você tenha muitas coisas de que vale a pena ver, você definitivamente está abrindo mão de outras ocupações, tarefas, estudo e convivência com a família e com os amigos.


Além disso, muitas coisas que escolhemos para ver ou interagir não são legais ou educativas. A facilidade de acesso que veio com a internet, os inúmeros canais da TV a cabo, a variedade de informação disponível nos dá opções nem sempre desejáveis. Sofremos influência e passamos a aceitar como um padrão social. Acabamos nos habituando com certas atitudes que vão nos confundindo e nos levando a uma menor empatia com comportamentos menos chamativos ou 'aqueles de moral evangélica.



Encantados com o que nos é oferecido, perdemos contato com nossa própria realidade, optando pela companhia de personagens de novelas, aceitando como moda e padrão de beleza coisas que não servem para mim, fingindo adaptar-me a idéias avançadas passando por cima de meus valores, perdendo a capacidade de selecionar aquilo que me convém e considero adequado. Será que aquilo que escolho para ver influencia a minha maneira de pensar da forma que eu quero?

Para que seu grupo consiga perceber melhor a influência que sofremos destes programas ou jogos, cite algumas frases que caíram no uso popular ditas por personagens de novela, cante com eles jingles de anúncios da TV que marcaram um momento, lembre de algum comportamento excessivo do galã tomado como normal ou um apelido dado a determinada pessoa que passou a ser usado.
Aqueles que puderem contribuir com esta parte, favor deixar exemplos nos comentários. Obrigado.

Nenhum comentário: