sábado, 26 de fevereiro de 2011

E EU COM ISSO?




Inicie a aula contando uma história. Eu me baseei numa história do Chico Xavier em que uma pessoa vai passando adiante para outra a sua raiva e isso parece não ter fim. Ninguém interrompe esta corrente.
Não é preciso falar muito. Basta usar de expressões fortes: não levo desaforo para casa, comigo ninguém se mete, isso não vai ficar assim, se mexer comigo vai levar...

Para criar uma dinâmica melhor, 25 rostos raivosos foram desenhados. Neles foram incluídos animais também, pois na comunidade em que trabalho, os animais são mal-tratados, levando chutes e pontapés, sem motivo algum.
A cada sequência da história, um rosto ra entregue a um aluno. Ao final da história, todos na turma estavam segurando um destes desenhos. Como estávamos em círculo, a impressão era de que todas aquelas expressões olhavam diretamente para você mesmo.

Que sensação fica no ambiente?
Que clima é gerado por todos nós estarmos com raiva?
Como se quebra esta corrente?
O que é preciso fazer?
Porque é tão difícil mudar a sintonia ou a nossa resposta à violência?



Basta uma única pessoa se dispor a mudança que este ciclo é interrompido.



Para que as crianças percebam que as suas ações determinam diretamente uma resposta e, com isso, geram responsabilidades, foi proposto este exercício:


Se você joga lixo na rua isso provoca sujeira, entupimento de bueiros, mal-cheiro, alimento para baratas e ratos. Se você estuda para as provas, você passa de nao, desenvolve seu raciocínio, aprimora sua inteligência, transforma seu tempo em valor útil.

Uma segunda folha foi entregue para que eles completassem com outras ações que costuma fazer e para que eles percebessem suas consequências.

E eu com isso? Todos nós somos reponsáveis por aquilo que fazemos. Influenciamos o ambiente e as pessoas diretamente com nossas atitudes.

Nenhum comentário: