sexta-feira, 4 de março de 2011

GOSTAR DE FAZER e TER QUE FAZER

Todos nós temos gostos e obrigações diárias. Coisas que gostamos de fazer e coisas que precisamos fazer.

Na frente de cada tarefa, colocar os números em ordem de preferência de 1 a 30, sendo que, na primeira coluna de cor preta, numerar de acordo com o gosto, as vontades e os desejos, ou seja, coisas que fazemos por prazer e escolha própria. Na segunda coluna, colocar os números em ordem de preferência de 1 a 30, os de cor azul, mas em relação a necessidade, a importância , as prioridades, isto é, coisas que temos que fazer, fazem parte de nossa vida, mesmo que não gostemos.



Foi fácil, foi difícil?
Mesmo sendo tarefas que fazem parte de nosso cotidiano, tínhamos noção disto?

Que tarefas mais apareceram como os maiores gostos e as maiores prioridades?
O que isto diz do grupo?
E por último? Que tarefas mais apareceram como os piores gostos e as piores prioridades?
O que isto também diz do grupo?

Algumas tarefas nós não podemos deixar de fazer, por exemplo, arrumar o quarto e estudar. Se transformarmos nossos deveres em prazer, tudo fica melhor. Compreendendo que com o quarto organizado eu me locomovo melhor, encontro as coisas de que preciso, tenho um ambiente agradável e limpo, manterei este espaço sempre em ordem. Se eu entender que estudar me traz benefícios para agora e para a minha vida adulta, terei prazer em manter meus trabalhos e deveres de casa em dia, estarei preparado para as provas, passarei de ano com tranquilidade e aprenderei a matéria com facilidade, ampliando meu raciocínio e me tornando uma pessoa inteligente.

Com relação a estas mesmas tarefas, que aspectos mais importantes ou significativos com relação a superação do egoísmo?
E que ordem de importância com relação a amizade?
e com relação a ajuda aos outros?
e com relação a família?

Atividade baseada em dinâmica de Canísio Mayer
http://www.brazilhost.com.br/canisio_mayer/canisio_mayer.htm

Um comentário:

Jeanne disse...

Olá, parabéns pelo blog. tenho um blog de evangelização espirita e procuro dividir experiências. Já linkei o teu blog lá no
http://acasadasvirtudes.blogspot.com/ e gostaria de pedir autorização para copiar algumas idéias do teu e reproduzir com os créditos, assim como te deixo à vontade para visitar o meu e copiar assuntos do teu interesse.
Também sou apaixonada pela tarefa de evangelizar. Que Deus ilumine teu caminho.
Beijos