sexta-feira, 16 de setembro de 2011

DE QUE COR VOCÊ É?

As cores estão presentes no nosso dia a dia. Tudo tem um tom, até mesmo o branco é cor!

De que cor você é?

Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes.
Existem testes psicológicos,que foram desenvolvidos para nos ajudar a conhecer mais sobre nós próprios, por meio do poder da cor. A atração forte de uma pessoa pelo vermelho indica o tipo de personalidade afirmativo e extrovertido, de alguém que tem vontade firme, enquanto a aversão a essa cor sugere um indivíduo tímido e provavelmente isolado da sociedade.

As cores têm influências em nossos componentes físico, mental e emocional.
Nosso mundo é um mundo de polaridades: dia e noite, quente e frio, alegria e tristeza, yin e yang, etc. A influência das cores pode ser notada não somente na decoração, mas também na maneira de vestir, como terapia, na expressão de um quadro, traduzindo o estado de ânimo das pessoas e a maneira como gostariam de ser vistas.
Nas crianças, podemos observar pelo ato de desenhar e colorir que são suas formas de expressão pessoal por excelência , pois nem sempre conseguem exprimir-se adequadamente através da fala ou da escrita. Outros estudos comprovaram que é fácil perceber o que a criança está sentindo através das imagens que desenha ou das cores que utiliza. Por exemplo, uma criança que desenha facas, pistolas, caveiras ou outros objetos perturbantes pode estar pedindo ajuda. Uma criança que desenha o sol, passarinhos, corações ou outros objetos alegres, expressa a sua forma feliz de ver a vida.


Para facilitar, adotei 6 cores. Você pode encontrar o significado de muitas outras. Se uma criança insistir e quiser outra, o rosa, por exemplo, mescle as carcterísticas do vermelho e do branco numa dosagem como se estivessem fabricando a cor.



Recorte quadrados das 6 cores escolhidas com a marcação de um catavento ( embora você não vá dizer agora, o catavento será feito no último momento de sua aula).


Cada um vai pegar um quadrado de papel colorido. Peça que escolham uma cor pela cor que mais o identifique de acordo com as características da Simbologia das Cores.

Um de cada vez, comenta sobre a escolha.
O grupo concorda com a 'minha' cor? a visão que tenho de mim é a mesma que o grupo percebe?


Todos temos um pouco de todas as cores. Em que proporção será?





Qualquer qualidade usada em excesso pode tornar-se negativa. Assim como a ausência de outras, então devemos ampliar a utilização de todas as cores para uma atuação mais harmônica nos diversos locais que frequentamos e situações que enfrentamos.

Nenhum comentário: