quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Você é ....?

OBJETIVO: conversar sobre valores morais, sobre comportamentos e atitudes que devemos nos habituar a ter.

MATERIAL: perguntas e respostas recortadas em retângulos de papel.

COMO APLICAR: Peça que o grupo se divida em dois e fiquem sentados um na frente do outro, se o número de crianças permitir. Se não for possível, separe os dois grupos em dois espaços distintos da sala. Para um dos grupos, distribua aleatóriamente os papéis recortados e dobrados com as perguntas. Para o outro grupo, distribua as respostas. Os grupos irão falar aos pares, onde um lê
a pergunta em voz alta e o outro, a resposta. Escolha voluntários ou inicie pelo primeiro da fila nos grupos em que é possível os alunos estarem sentados um na frente do outro. Surgirão combinações variadas que deverão ser exploradas, avaliadas e refletidas, mesmo que não sejam aparentemente verdadeiras. Após a última dupla ler a pergunta e a resposta e o grupo conversar sobre o resultado, você pode repetir a atividade, mantendo as perguntas separadas das respostas, redistribuindo os papéis e obtendo novas combinações. Refaça atividade quantas vezes o seu tempo de aula permitir. Explore o quanto puder as combinações que surgirão neste troca-troca.

PERGUNTAS

-Você é paciente?
-Você é tolerante?
-Você é humilde?
-Você é responsável?
-Você é pontual?
-Você é amável?
-Você é respeitoso?
-Você é honesto?
-Você é otimista?
-Você é conciliador?
-Você é perseverante?
-Você é organizado?
-Você é feliz?
-Você se irrita com facilidade?

RESPOSTAS
Sempre que estou sozinho(a)
Jamais, de jeito algum.
Me acho muito novo para isso.
Sempre que posso.
Com os meus amigos.
Só com a minha família.
Não tenho vontade.
É o que sempre quis.
Quando não tenho opção.
Desisti!
Na hora da aula.
Com a professora.
De manhã, 'a tarde e 'a noite.
Isso é perda de tempo.

Nenhum comentário: