OBJETIVO: levar o grupo a refletir sobre o contexto em que vivem e sobre eles mesmos, sobre o que lhes incomodam e atrapalham e sobre o que lhes encorajam e animam, retomar seus sonhos e saber separar coisas que temos dificuldades de lidar.
MATERIAL: papel e lápis.
COMO APLICAR: pedir ao grupo que pense sobre sua vida de um modo geral, tentando perceber e anotar:
- as três forças que o equilibram, sustentam em momentos difíceis, qualidades morais que já possuem;
- os maiores sonhos que cada um busca na vida;
- tudo o que não gostam em relação a:
*o convívio com a família
*na escola
*na evangelização
*no relacionamento com os amigos
*nos hábitos das pessoas
*nas atitudes frente aos problemas
*a ter que estudar
*ajudar em casa
Converse com o grupo sobre o que eles anotaram. Você pode dividir a aula em dois momentos: forças e sonhos, que atuam como motivadores e alavancas para mudanças e buscas do melhor para cada um e, num segundo momento, das coisas que eles não gostam, mas fazem parte da realidade de todos e devemos aprender a lidar com elas, revertendo-as para coisas melhores.
O primeiro momento é importante para fortalecê-los e aprenderem a tomar posturas diante daquilo nem sempre tão agradáveis.
Para o segundo momento, use o quadro-negro, peça para que eles falem e vá anotando para todos lerem, os aspectos de que eles não gostam. Faça uma breve reflexão do que está escrito.
Em seguida, risque as realidades que são impossíveis de mudar, explicando o porquê.
Agora sublinhe as realidades que são possíveis de mudar. Dentre estas, coloque em ordem de prioridade o que tem mais urgência de ser modificado, numerando 1, 2, 3, ... e assim por diante. Estabeleça um limite de 5 ou 6 prioridades.
Para um último momento, peça ao grupo para buscar meios concretos que ajudem a transformar estas prioridades em coisas melhores, que possam favorecê-los individualmente, que possa ajudar mais pessoas e que se transformem em realidades positivas.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
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2 comentários:
Muito legal esse tema para trabalhar com crianças maiores de sete anos, para a minha turminha terei que adapta-lo. Bjs!
Para trabalhar com crianças menores vc pode usar fotos de revistas sobre família, crianças brincando, uma turma de escola, etc e ir puxando a conversa sobre o que eles gostam ou não. Vc pode ainda pedir que eles desenhem ou façam uma colagem com os recortes de revista. Espero que te ajude com estas sugestões e BOA AULA !
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