terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Penso, logo existo

OBJETIVO: refletir, elaborar o pensamento, aprofundar estudos trabalhados anteriormente. Dependendo das frases este exercício poderá atingir os mais variados temas para as mais variadas faixa etárias.

MATERIAL: papel e lápis

COMO APLICAR: escreva no quadro-negro 10 frases que estarão incompletas. Distribua o papel e lápis para o grupo e peça que eles escolham UMA das frases, copie-a em sua folha e, depois de refletir um pouco, finalize-a. Deixe-os 'a vontade para colocarem um texto, uma frase ou apenas uma palavra, tentando com isto, não bloquear qualquer idéia que eles possam ter. Para finalizar, peça um voluntário que inicie sua leitura, explicando sua escolha e como terminou a frase.
FRASES:
Opção 1
1. O mundo seria mais feliz se ....
2. Uma amizade é realmente importante quando ...
3. Paciência e tolerância são para mim ...
4. Comparo a preguiça e o comodismo a ....
5. Algo que me irrita profundamente é ....
6. Acho que as pessoas humildes ...
7. A aula de evangelização me mostrou que ...
8. A qualidade indispensável nas pessoas é ....
9. Sinto que este grupo ....
10. Se meu pai ou minha mãe falam ....

Opção 2
A referência a pergunta no LE é para facilitar o seu argumento com o grupo e não uma obrigatoriedade ao aluno; ele irá responder com suas próprias palavras.
1. O nosso Protetor ou Bom Espírito .... (LE 489 a 494)
2. A reencarnação é uma necessidade .... (LE 167, 330 a 332)
3. A prece .... (LE 658 a 660)
4. O egoísmo é um vício ... (LE 913 a 915)
5. Um homem de bem é ...(LE 918)
6. As provas que experimentamos enquanto encarnados .... (LE 258 a 266)
7. Espíritos são .... (LE 23 a 27, 76)
8. O bem e o mal .... (LE 614, 629 a 632)
9. Através de meu livre-arbítrio .... (LE 843 a 845)
10.
Deus é .... (LE 1, 13)

Opção 3: o mesmo caso acima, na linguagem das crianças menores.
1. Meu anjo da guarda sempre...
2. Cada vez que eu venho com um novo corpinho ...
3. Ao conversar com o papai do céu ...
4. Toda vez que um amigo não empresta seu brinquedo ...
5.
Toda vez que um amigo empresta seu brinquedo ...
6. Tudo aquilo que é muito chato ou que não gosto ...
7. Os espíritos, aquelas pessoas que eu não consigo ver .....
8. O bem e o mal ....
9. Quando faço uma escolha ....
10. O papai do céu é ....

Opção 4: você pode usar frases de Jesus para que eles completem da maneira que eles as entendem.

Opção 5: trechos de parábolas para que eles completem com a idéia geral de cada uma.

Opção 6: desenhos ou recortes de revista, para as crianças menores, onde elas finalizarão as ações ali representadas.

Nenhum comentário: