segunda-feira, 3 de março de 2008

Personagens

OBJETIVO: através de uma atividade dinâmica, falar e conhecer pessoas que são bons exemplos, suas vidas, suas atitudes e reações, observando e aprendendo com suas experiências.

MATERIAL: papel, cola, tesoura, lápis de cor, revistas, jornais, gravuras diversas.

COMO APLICAR: escolha um voluntário que terá o contorno de seu corpo desenhado como silueta no papel. Você pode usar um papel grande ou emendar vários pequenos. Deixe o material 'a disposição para o grupo. Escolham um personagem que será representado nesta colagem. Dê a sugestão de pessoas que se relacionem com o tema que você está desenvolvendo com a turma. Por exemplo, Jesus, Francisco de Assis, Kardec. Peça que eles folheiem as revistas e os jornais para encontrar frases e fotos que serão colados na silueta.O mais importante não é a técnica ou a perfeição estética, mas o que queremos alcançar com o trabalho. Mas reforce com o grupo que as colagens devem ter um sentido, uma razão para terem sido escolhidas para aquele personagem. No caso de Jesus, seus olhos, sua expressão amorosa, suas mãos devem ter uma importância dentro do contexto.
Ao final, aprofunde com o grupo a personalidade trabalhada, levante os aspectos relevantes na colagem, se houve dificuldade, como foi o processo de busca de imagens e frases, que sentimentos experimentaram, que resistências sentiram, que ligação podem ser feitas com nossa vida cotidiana e o comportamento e vivência da pessoa trabalhada.

Nenhum comentário: