quinta-feira, 10 de abril de 2008

Você decide o valor

OBJETIVO: refletir sobre questões importantes e necessárias como o valor do dinheiro, o discernimento necessário para seu uso, o desprendimento da posse, as decisões que envolvem seu uso e suas consequências.

MATERIAL:
notas de dinheiro de papel ( aquelas compradas em papelaria ) ou fichas coloridas em que você determina o valor de cada cor ou papéis coloridos recortados em retângulos onde cada tamanho de significa um valor.

COMO APLICAR: Divida sua turma em pequenos grupos de igual número. Distribua as notas dando somas iguais a cada grupo. A missão de cada grupo é dar um destino ao dinheiro. Será muito importante a discussão e a socialização dentro de cada grupo, onde todos opinam, sugerindo, ponderando e refletindo sobre as razões das suas escolhas. Você pode dar algumas sugestões:
- uma entidade social, como um asilo, um orfanato, onde eles vão estipular o montante a ser doado ou se comprarão materiais necessários ao uso diário, como alimentos, fraldas;
- a criação de uma empresa em que eles são os sócios e o dinheiro se destina 'a computadores, móveis, telefone;
- uma ong que defende os interesses dos animais;
- a comunidade onde vivem;
- a uma campanha de arrecadação de alimentos
Ao final, converse com o grupo sobre as dificuldades encontradas, que relação há com a vida deles, como é poder decidir o destino e o uso do dinheiro, que sentimentos foram despertados, se as decisões foram em sua maioria, para benefício próprio ou para os outros.

Nenhum comentário: