OBJETIVO: conversar sobre o valor do dinheiro, o que fazemos dele, se a grandeza do homem está em ter ou não ter bens, como se adquire o dinheiro, como podemos ser responsáveis pelo o que podemos fazer com o dinheiro, qual é a verdadeira riqueza de bens.
MATERIAL: notas de dinheiro de papel ( aquelas compradas em papelaria ) ou fichas coloridas em que você determina o valor de cada cor ou papéis coloridos recortados em retângulos onde cada tamanho de significa um valor
COMO APLICAR: cada aluno recebe um mesmo número de notas, representando uma mesma soma. Deixe que eles manipulem as notas, contem o quanto tem nas mãos e, em seguida, peça que eles pensem o que poderiam fazer com aquele dinheiro e que respondam em voz alta a primeira coisa que vier 'a cabeça. Após a euforia, depois de eles terem dado vazão aos seus sonhos, converse com eles sobre a responsabilidade de se ter dinheiro, do consumismo desenfreado em nossa sociedade, o papel da mídia, das novelas, das revistas estabelecendo padrões que não são para todos, da necessidade de se planejar, lembrando que as pessoas contraem dívidas e não sabem como saldá-las, as nossas reais necessidades e o supérfluo.
Lembre ao grupo como Jesus agia em relação 'a posse. Fale sobre o Óbulo da Viúva, sobre Lázaro e o Rico, a parábola do Mau Rico, a parábola dos Talentos, que são variados exemplos que se complementam e dão uma noção da verdadeira noção de riqueza.
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário