Estes são dois moldes para você usar como referência se quiser. As figuras podem ter tamanhos variados para enriquecer a construção, ou seja, todos os círculos não precisam ter o mesmo diâmetro, os retângulos não precisam ter as mesmas medidas.
Veja os modelos de figuras recortadas. São dois grupos diferentes. Algumas figuras bem bonitas, coloridas, grandes, com brilho e desenhos interessantes. Outras bem simples, na cor branca ou numa cor básica. Coloque-as misturadas no chão.
As figuras simples sobraram, desprezadas pela maioria. Acredito que no seu grupo irá acontecer a mesma coisa.
Trabalhe da seguinte forma: certifique-se de que há figuras em número para todos. Leve figuras extras para completar a atividade. Coloque as figuras recortadas no chão e peça que cada aluno escolha a sua figura. Em seguida, separe em grupos aqueles que possuem figuras geométricas idênticas e peça que compartilhem o motivo de sua escolha, percebendo se há um significado para a figura (redondo pela suavidade, triângulo pelo equilíbrio). Peça a eles que para dar um nome ao grupo que represente este significado. Solicitar que façam uma construção com todas as figuras geométricas iguais na forma, não necessariamente no tamanho. Deixar o grupo construir por alguns minutos. Depois deste período, conversar sobre as dificuldades que surgiram, se houve participação e cooperação, se conseguiram montar uma figura e se todos estão satisfeitos com o que foi construído.
De uma maneira geral, as figuras serão de pouca criatividade, pouca variação e sem forma definida (círculo de bolas, estrelas amontoadas, triângulos enfileirados)
Peça agora que todos se reúnam e misturem as figuras geométricas e montem outras formas. Você pode começar juntando dois grupos, em seguida três grupos, para então, juntar todas as figuras. Com as diferentes figuras reunidas, será possível montar uma variedade maior de formas, criar histórias, montar cenários. A tarefa fica mais fácil e o resultado é melhor.
Estabeleça temas e peça que eles construam: uma família; uma cidade; uma rua com pessoas. Faça brincadeiras e dasafios, como por exemplo montar alguma coisa usando o menor nº de peças, e depois, com o maior nº de peças.
Pergunte novamente se estão satisfeitos com o novo resultado obtido nas diversas formas que foram construídas. Realce a diferença de resultados quando trabalharam sozinhos e quando passaram a trabalhar em grupo.
Nesta aula , você pode abordar temas como a diversidade entre os filhos da Criação, a solidariedade entre os seres, a Lei de Sociedade e os objetivos da reencarnação. Somos diferentes uns dos outros e estas diferenças devem se complementar. Exemplifique esta abordagem pelas figuras simples desprezadas. Muitas vezes julgamos pela aparência e acabamos desperdiçando oportunidades de conhecer, trocar experiências com pessoas que achamos esquisitas ou sem graça. Assim como um grande coração branco recortado, esta pessoa pode ter um valor interior imenso que deixamos de ver, pois em nossas escolhas valorizamos mais o exterior do que o interior. Faça analogias com as figuras que sobrarem. Serão ótimas reflexões para o grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário