Um assunto e duas maneiras de aplicar. Eu fiz as duas versões em diferentes aulas e depois mostrei ao grupo que se tratavam do mesmo assunto.
Leve letras recortadas em papel. Pelas fotos vocês verão que utilizo como papel de base embalagens de brinquedo, sacolas de lojas, cartões postais que pegamos gratuitamente em diversos locais. A turma me perguntou como eu conseguia desenhos tão diferentes e quando eu expliquei de onde vinham, aproveitei para mostrar como podemos reaproveitar material sem ter gastos e ter bons resultados.
Veja os modelos de letras recortadas. São dois grupos diferentes, mas colocados misturados no chão (estão separados somente na foto para que dê uma melhor visibilidade). Algumas letras bem bonitas, coloridas, grandes, com brilho e desenhos interessantes. Outras bem simples, na cor branca ou numa cor básica. Estas letras simples são o A, E, R, C, ou seja, letras fundamentais para se formar uma palavra.
Leve letras recortadas em papel. Pelas fotos vocês verão que utilizo como papel de base embalagens de brinquedo, sacolas de lojas, cartões postais que pegamos gratuitamente em diversos locais. A turma me perguntou como eu conseguia desenhos tão diferentes e quando eu expliquei de onde vinham, aproveitei para mostrar como podemos reaproveitar material sem ter gastos e ter bons resultados.
Veja os modelos de letras recortadas. São dois grupos diferentes, mas colocados misturados no chão (estão separados somente na foto para que dê uma melhor visibilidade). Algumas letras bem bonitas, coloridas, grandes, com brilho e desenhos interessantes. Outras bem simples, na cor branca ou numa cor básica. Estas letras simples são o A, E, R, C, ou seja, letras fundamentais para se formar uma palavra.
As letras simples sobraram, desprezadas pela maioria. Acredito que no seu grupo irá acontecer a mesma coisa.
Trabalhe da seguinte forma: certifique-se de que há letras para todos. Leve letras extras para completar a atividade. Coloque as letras recortadas no chão e peça que cada aluno escolha a sua letra. Em seguida, peça que eles formem pequenos grupos. Cada grupo tentará formar uma palavra ou uma frase. A maioria deles não conseguirá, pois escolheram as letras baseada em beleza e não em utilidade. Também fizeram escolhas individuais e não pensaram em conjunto.
Peça agora que todos se reúnam e misturem as letras e criem outras palavras e frases. Agora, com todas as letras reunidas, será possível criar uma variedade de palavras e frases. Crie desafios, separe em dois grupos, faça uma gincana para ver qual grupo forma palavras mais rápido. A tarefa fica mais fácil e o resultado é melhor. Realce para o grupo que as letras simples aparecerão na maioria das palavras.
Nesta aula , você pode abordar temas como a diversidade entre os filhos da Criação, a solidariedade entre os seres, a Lei de Sociedade e os objetivos da reencarnação. Somos diferentes uns dos outros e estas diferenças devem se complementar. Exemplifique esta abordagem pelas letras simples desprezadas. Muitas vezes julgamos pela aparência e acabamos desperdiçando oportunidades de conhecer, trocar experiências com pessoas que achamos esquisitas ou sem graça. Assim como uma letra simples , esta pessoa pode ter um valor interior imenso que deixamos de ver, pois em nossas escolhas valorizamos mais o exterior do que o interior. Faça analogias com as letras que sobrarem. Serão ótimas reflexões para o grupo.
Trabalhe da seguinte forma: certifique-se de que há letras para todos. Leve letras extras para completar a atividade. Coloque as letras recortadas no chão e peça que cada aluno escolha a sua letra. Em seguida, peça que eles formem pequenos grupos. Cada grupo tentará formar uma palavra ou uma frase. A maioria deles não conseguirá, pois escolheram as letras baseada em beleza e não em utilidade. Também fizeram escolhas individuais e não pensaram em conjunto.
Peça agora que todos se reúnam e misturem as letras e criem outras palavras e frases. Agora, com todas as letras reunidas, será possível criar uma variedade de palavras e frases. Crie desafios, separe em dois grupos, faça uma gincana para ver qual grupo forma palavras mais rápido. A tarefa fica mais fácil e o resultado é melhor. Realce para o grupo que as letras simples aparecerão na maioria das palavras.
Nesta aula , você pode abordar temas como a diversidade entre os filhos da Criação, a solidariedade entre os seres, a Lei de Sociedade e os objetivos da reencarnação. Somos diferentes uns dos outros e estas diferenças devem se complementar. Exemplifique esta abordagem pelas letras simples desprezadas. Muitas vezes julgamos pela aparência e acabamos desperdiçando oportunidades de conhecer, trocar experiências com pessoas que achamos esquisitas ou sem graça. Assim como uma letra simples , esta pessoa pode ter um valor interior imenso que deixamos de ver, pois em nossas escolhas valorizamos mais o exterior do que o interior. Faça analogias com as letras que sobrarem. Serão ótimas reflexões para o grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário