sábado, 23 de agosto de 2008

Para falar de sentimentos

Comece sua aula contando a história do pacote de biscoito. Esta história circulou na internet e está no livro A luz que dissipa trevas, volume 2, página 67, sob o título As bolachas.


Se você for usar a ilustração, vá colocando pouco a pouco e deixe que as crianças contem o que estão vendo e vá complementando. Na primeira cena são duas pessoas que não estão prestando atenção uma 'a outra. Estão numa sala de espera, talvez para uma consulta médica, para esperar o horário de um ônibus ou o vôo de um avião. Uma está comendo e a outra está lendo. A moça resolve comer biscoito e nota que outra pessoa também está comendo. Sua expressão muda totalmente. Antes, concentrada em sua leitura, passa a acompanhar o movimento do outro ao seu lado. Quando ela vai se servir de mais um biscoito, sua mão quase esbarra na do rapaz. Sua indignação aumenta, seu olhar é ameaçador, continua a comer, embora o biscoito bata mal, mas precisa ser firme e mostrar quem está no controle. Ele continua comendo. Ela também. A situação está tensa, o pacote de biscoitos chega ao fim e, para surpresa da moça, o rapaz quebra a última bolacha, come metade e deixa a outra parte na cadeira. Agora não dá mais! ela precisa dizer poucas e boas para este rapaz!
Mas ele se retirou. A moça resolve guardar seu livro e ir embora. Ao abrir a sua bolsa, vê lá dentro o seu pacote de biscoito. Ooh! Que vergonha!

Faça uma lista dos sentimentos e emoções que podemos ver na história. Observe se aparecem mais sentimentos negativos do que positivos. Fale sobre cada sentimento, seu significado, que sensação passamos para o corpo, que comportamentos acompanham aquele sentimento. Valorize a tranquilidade que o rapaz manteve, mesmo sendo julgado, recriminado e mal querido pela moça.

Agora que as crianças já sabem o que significa ira, raiva, paciência, estressado, tranquilo, bondoso, furioso, pacífico, entre tantos outros que eles vão listar, distribua diferentes formatos de recorte no papel, como por exemplo, nuvem, raio, sol, estrela, gota, coração, lâmpada, balão. Faça quantidades suficiente para que todos recebam pelo menos um papel e que haja repetição de formas. Se sua turma for muito grande você pode dividi-la em grupos menores que trabalharão em cima de um formato escolhido em consenso. Explique a turma que iremos conversar sobre sentimentos e as sensações que eles nos causam. Deixe cada um escolher o formato de recorte relacionado ao sentimento que irá descrever ou que possui como característica marcante. Por exemplo, o recorte em forma de raio se relaciona a raiva, cólera, impaciência. O recorte em forma de nuvem pode ser relacionado a paz, a calma, a mansuetude. Peça que cada um escreva de um lado do papel o nome do sentimento, e do outro lado do papel, uma situação que ele tenha vivido em relação a este sentimento, pela facilidade ou pela dificuldade de lidar com ele. Não é necessário identificar quem escreveu. Quando todos tiverem terminado , chame alguém do grupo e peça para ler para o grupo o que está relatado. A discussão é aberta para todos. Chame outra criança para falar sobre outro sentimento e vá chamando até que todas as formas escolhidas tenham sido expostas e compreendidas.

Molde com exemplos de formas.

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