quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Mais uma frase de Jesus e seu significado

NÃO JOGUE SUAS PÉROLAS AOS PORCOS Mt 7:6


A pérola...cresce no interior de certas conchas de moluscos, as ostras, que vivem nas profundezas de mares tropicais; é uma secreção solidificada do corpo gelatinoso do molusco em reação a corpos estranhos que invadem o seu organismo, como um grão de areia. Se não houver lesão no corpo do molusco, não se forma uma pérola.

Na época de Jesus, como agora, a pérola tem grande valor. Apreciada pela sua beleza, pela dificuldade de cultivo, por suas cores e variedades. As pérolas perfeitas são muito raras e por estarem ocultas no interior das conchas, tornaram-se o símbolo do conhecimento e da sabedoria. São mencionadas, ao longo de milênios, na mística, na religião, na arte, folclore e literatura dos mais diferentes povos.

Até Jesus usou desta simbologia para nos passar um ensinamento. Demonstrando o valor que devemos dar a palavra comparando com a busca da pérola. É necessário grande esforço para o conseguir, assim como à verdade e ao conhecimento, pois a pérola se esconde na concha, a concha está no fundo do mar e o mar coberto por ondas.

Seus ensinos, embora de grande importância para todos, não seriam entendidos pela maioria. Se o pouco que foi transmitido causou polêmica, imaginem se Jesus não fizesse distinção entre os que o ouviam. Mesmo seus seguidores diretos duvidaram de muita coisa e precisaram de explicações complementares.

Ora, então, muita coisa teria de ser guardada das multidões. O que quer isto dizer?

Em nenhum momento Jesus desvalorizou qualquer um de nós. Apenas sabia que a maioria de nós tinha muito que caminhar na via dos renascimentos, pois o grau evolutivo não nos permitia ainda o entendimento de Deus necessário e profundo para o vivermos de forma plena. Pois Deus só se realiza pela compreensão e pela experiência. A pérola só se forma depois que o molusco sofreu um ferimento. O homem só encontra o Reino de Deus depois de mergulhar em suas próprias profundezas, conhecendo-se e aceitando-se melhor, abandonando a superfície exterior e se revelando plenamente na luz da vida diária.

Da mesma forma que não se pode dar comida de adulto a um bebê, assim era necessário esperar pela maturação dessas almas, a fim de que a Iluminação pudesse naturalmente surgir.


Uma boa forma de aplicar esta aula é levando um exemplo atual através de uma notícia de jornal que foi deturpada causando algum problema e contar sobre o início da Doutrina dos Espíritos há dois séculos atrás, em que a maioria das pessoas não tinha condições de compreender sua essência e por isso se iniciou com os fenômenos de mesas girantes e batidas nas paredes.

Nenhum comentário: