terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Parábolas de Jesus - INTRODUÇÃO ao CURSO

PORQUE JESUS FALAVA POR PARÁBOLAS?

As parábolas nos mostram a genialidade de Jesus e sua estatura intelectual.
Para se conhecer mais e melhor a Jesus, precisamos entender suas histórias, que se tornaram o artifício de tantas de suas lições.

Parábola é uma comparação, é uma história que coloca uma coisa ao lado da outra com o propósito de ensinar. Não são fábulas. Não estão longe da realidade. São protagonizadas por homens e falam de situações familiares, cotidianas, comuns à época. Sua força está justamente em serem concebíveis e na possibilidade das circunstâncias que elas descrevem.
Jesus desejava fazer com que os homens despertassem para a realidade espiritual e escolhia abordagens se valendo do conhecimento deles do mundo para falar do porvir.

Jesus não era um educador no sentido comum da palavra. A própria história nos mostra gênios que superaram a si mesmos e a suas deficiências de formação cultural: Sócrates, Platão, Hipócrates, Gandhi, Confúcio, Moisés, Maomé, Agostinho, Newton, Shakespeare, o que nos mostra que não são os títulos de doutor que fazem a diferença, mas a direção e estrutura do ensino que determinam quem é mestre.

Cada parábola tem uma idéia principal e dependendo da sua tendência teológica, o entendimento pode ser direcionado para os objetos representarem diferentes coisas, aparentemente sem destruir a coerência da história. Um bom exemplo é Agostinho e sua interpretação da parábola do BOM SAMARITANO, onde o homem é Adão, os ladrões são Satanás, Jesus é o samaritano, enfaixar as feridas é conter os pecados e tirar as roupas do homem é tirar sua imortalidade.

O objetivo maior das parábolas é nos capacitar a pensar. Jesus está nos oferecendo meios para aprender, pois estávamos habituados que pensassem por nós, que regessem nossas vidas e decidissem nossos destinos, sem analisar ou questionar. Encarcerados intelectualmente, criávamos obstáculos em nossa rigidez de pensar e compreender o mundo. Através das parábolas, Jesus conduziu-nos a dúvida, deixando-nos muitas vezes sem resposta, obrigando-nos a pensar, abrindo assim nossos horizontes e excitando nosso interesse. As parábolas não trazem respostas prontas, muitas delas nem são finalizadas. A maioria daquelas pessoas não tinha cultura e, provavelmente, nenhum interesse em aprender nada além do que seu trabalho e a sobreviver. Mas Jesus despertava algo em cada uma delas, estimulando os pensamentos, conduzindo-nos ao esforço e perseverança, e, acima de tudo, mudando nossos paradigmas, a nossa mentalidade restrita. Transformando nossa essência sem destruir nossa personalidade, reescrevia-nos a nossa história, agora enriquecida e amadurecida, sem receio de revisar dogmas e conflitos, mas aprendendo a ter liberdade de consciência. Basta lembrar-mos de Pedro, de rude pescador, transformado em grande pensador e divulgador da Boa Nova.

Jesus sabia que nem todos o compreenderiam. Nem todos estão preparados ou desejam mudança. Mesmo em nossa época atual, isto acontece. Jesus aguardou que seu grupo estivesse mais desperto e só começou a falar por parábolas no terceiro ano de sua missão. A mensagem tinha que ser por instrução paciente. Os milagres e curas feitas até então não poderiam forçar este entendimento, serviam para chamar atenção e mostrava do que somos capazes.
Ao falar a primeira parábola, a do SEMEADOR, os doze pedem a Jesus para explicá-la. Jesus responde: Vocês não entendem? Mc 4:13. Aqueles que deveriam entendê-la, não conseguiram.
Em Mt 13:10, os discípulos perguntam: Por que falas ao povo por parábolas? Em outras palavras, eles estavam perguntando porque você não diz simplesmente o que quer dizer? Então, o próprio Jesus admite que o uso de parábolas evitaria que muitas pessoas entendessem seus ensinos e que esta era sua intenção. Leia Mt 13:11-14 e ESE c. XVIII, item 13,14 e 15. Uma parte dos seguidores de Jesus ainda não tinham condições para iluminação, permaneceriam rígidos em seus pensamentos e preconceitos, presos a letra e aos rituais por mais algumas encarnações. Apenas uma minoria foi capaz desta mudança de paradigma. Jesus respeitou o momento individual de cada um e também permitiu que sua mensagem chegasse até nós quando, finalmente, poderíamos compreendê-la. O Evangelho foi diversas vezes reescrito, interpolado, manipulado, mas nas parábolas ninguém conseguiu mexer.

Como resultado de sua psicologia preventiva e educacional, Jesus transformou os homens que se permitiram segui-lo, em pessoas saudáveis, fiéis às suas verdades, que se relacionam com solidariedade e unidade, que vêem o sofrimento sob outra perpectiva, aprendendo a trabalhar as dores e frustrações como experiência para metas existenciais, com ânimo e determinação para superá-las.

Quem se interiorza, acha tempo para si próprio, conhecendo-se a si mesmo e encontrando desta forma equilíbrio para seus pensamentos e decisões. Desta forma, aprenderemos a viver no mundo, não deixando que as tensões exerçam controle sobre nossa inteligência, nem nos tornando lixos emocionais e puros reflexos de nossa sociedade competitiva e predatória. Como Jesus, poderemos dizer: "Venci o mundo", vivendo com consciência e com metas estabelecidas, despertos e não distraídos.



Bibliografia do curso:
A PEDAGOGIA DE JESUS José Herculano Pires
http://www.esnips.com/doc/74aa8f97-ad9f-4dd7-94cf-ff52d9f7ba05/A-Pedagogia-de-Jesus

HISTÓRIAS QUE JESUS CONTOU Clóvis Tavares
http://www.esnips.com/doc/13ab8545-3298-4381-987e-b91217f2e57c/Hist%C3%B3rias-Que-Jesus-Contou

A SABEDORIA DAS PARÁBOLAS Huberto Rohden
O SERMÃO DO MONTE Huberto Rohden
http://www.planetanews.com/autor/HUBERTO%20ROHDEN

AS MARAVILHOSAS PARÁBOLAS DE JESUS Paulo Alves Godoy
http://br.gojaba.com/book/820307/AS-MARAVILHOSAS-PARABOLAS-DE-JESUS-PAULO-ALVES-GODOY

PARÁBOLAS DE LUCAS Kenneth Bailey
https://ssl551.websiteseguro.com/vidanova1/ecommerce/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=472

MANUAL BÍBLICO DE HALLEY Henry Hampton Halley
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=646601&sid=2202191321
01025854059524960&k5=1B5EA833&uid=

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida, estamos encantadas com "As parábolas de Jesus" que o Espírito Santo sempre lhe inspire!
Adorei! Talvez aproveite esta primeira parte para minha palestra na próxima semana no meu grupo de intercessão.
Beijos e nossa admiração!
Suas tias , Scylinha e Zilah