quarta-feira, 13 de maio de 2009

SINALIZANDO

Sinalizar é advertir ou possibilitar conhecer algo. Informar alguma coisa. Os sinais estão por toda parte. Nas placas de trânsito, nas portas das salas, nos cartazes, num olhar...

Uns são bens conhecidos...
...mas nem sempre respeitados. Leve reportagens sobre acidentes de trânsito e desobediência à sinalização nas estradas. Suas consequências e o que podemos fazer para evitar estas situações.

Outros sinais, só agora estamos prestando atenção...
Fale do meio-ambiente, dos seres da Criação, da harmonia existente na natureza e como nós temos interferido e prejudicado outros seres vivos. Converse sobre as ongs, os ambientalistas, Chico Mendes, sustentabilidade, o esforço que alguns grupos, mais conscientes e despertos para a vida do planeta, atuam para diminuir este efeito e impacto de destruição. Leve exemplos práticos, como o lixo acumulado e o uso das sacolas plásticas. Fomente discussão, busquem juntos soluções, novas atitudes que podem fazer a diferença. Os jovens e crianças precisam se sentir parte deste processo, percebendo que todos somos causadores, mas também podemos ser atuantes na reversão destes problemas. Fazer a parte que nos cabe.

Mostre ao grupo placas que não existem na realidade, mas informam alguma coisa. Veja os exemplos:




Peça que eles digam o que entendem das imagens e dêem nomes às placas. A primeira poderia ser "área verde à frente" ou "floresta adiante", ou ainda, "parque ambiental". A segunda placa é uma outra forma de representação, unindo texto e desenho. Sua interpretação é imediata: "favela".


Esta terceira placa indica "cuidado formigueiro" ou "formigas no caminho" ou "área sujeita a pequenos animais".

E estas? Exercitem a criatividade e imaginação.



Este sorriso feliz representa "zona de alegria", "sorria", "sinta-se bem aqui", "fique à vontade", "permitido sempre". A segunda placa pode ser "seja amigo", "área de amizade", "cooperem", "perdoe".

O exercício agora é criar novas placas. Usando o esboço, peça ao grupo para representar:

1. O HOMEM DE BEM
2. PERMITIDO AJUDAR

3. PROIBIDO RAIVA
4. BRILHE A SUA LUZ
5. NÃO SEJA EGOÍSTA
6. SOLIDARIEDADE



Converse com o grupo sobre os resultados obtidos. Reflitam juntos sobre situações ou locais em que esta sinalização poderia ser útil. Criem novas placas para o ambiente de sua sala, da sua casa da sua escola. E respeite a sinalização!

Veja alguns resultados do meu grupo:





Vejam como as idéias podem ser simples, mas com bom resultado.

Nenhum comentário: