sexta-feira, 14 de maio de 2010

QUEM É O MEU PRÓXIMO

"Entre nós e Deus, o próximo é o intermediário" Emmanuel

Para que possamos amar alguém, seja ele amigo, um irmão, a professora, um animal de estimação, pois são inúmeras as variantes de amor, precisamos saber quem é o próximo.

Vamos vivenciar algumas situações e ver que respostas damos, quais nossas opções de comportamento e vamos perceber como agiríamos.
O grupo não sabe, mas, num segundo momento, vamos colocar o próximo sendo alguém bem próximo à eles ou eles sendo incluídos num esquema que, até então, condenavam.


É domingo, dia de almoçar com a família. Resolvi ir à praia antes e saí atrasado. Ao voltar para casa, ouvi um barulho, uma confusão e vi uma mulher sendo assaltada. Um pouco depois, o ladrão foi embora e ela chorava muito...
(Você já está em casa. Chega sua prima, chorando e contando que havia sido assaltada)


Este verão tem feito um calor danado! O ventilador nem dá conta de refrescar, mesmo estando de frente para ele! Sei de uma casa que tem "gato" na eletricidade e fica de ar condicionado ligado o dia inteiro. Vou denunciar!
(Seu pai chega em casa e diz que vai montar um "gato" na sua casa)


Durante o recreio achei R$20,00 no pátio! Sorte minha, azar de quem perdeu!
(você vê seu amigo chorando porque precisa levar algo importante para casa e não acha o dinheiro)


Peguei o ônibus lotado! Vagou um lugar bem na minha frente, não pensei duas vezes e me sentei. Enfiei o boné no rosto e fiquei olhando para a janela para não ceder o meu lugar. Tinha uma moça que caía toda hora e eu fingi que não vi...
(ao descerem no mesmo ponto, a moça era a sua mãe)


No dia da prova, duas meninas colaram o tempo todo. Eu não sabia nada e fiquei pedindo cola e elas não me deram. Quando acabou a prova, decidi que ia contar para a professora.
(as meninas me procuraram e falaram que vão me dar cola na próxima vez)


Estavam todos procurando pelo celular que alguém tinha perdido, mas eu estava esperando um amigo me ligar para sair e me afastei para não ajudar.
(foi meu amigo quem perdeu o celular e não pode me ligar)


Um colega pediu ajuda para terminar o dever de casa, mas eu não ajudei. Eu, hein! Quer se dar bem por minha conta !
(o colega foi sorteado para ser sua dupla no trabalho que vale nota)


Fui mexer na gaveta da mamãe e tinha um pequeno embrulho de presente nela. Fiquei curioso e abri!
(o presente era para ele mesmo)


Será que agimos de maneira diferente ao saber que estávamos envolvidos na ação? Nossas respostas são mudadas?
Faz ao próximo o que deseja que os outros te façam.

Complemente estes conceitos com a aula AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO

Nenhum comentário: