sexta-feira, 14 de maio de 2010

COMO AMAR A SI MESMO

Entregue uma folha para cada um. Peça que dobrem ao meio, desenhem a metade de um coração e recortem. Abram o recorte e todos terão um grande coração nas mãos. Diga a eles que aquele é o coração de cada um.

O coração é o órgão de nosso corpo em que convencionamos localizar nossas emoções, alegrias e tristezas, nossos desejos e, sobretudo, o amor.

Jesus nos demonstrou que nenhum outro sentimento se sobrepõe ao amor.

Deixe o grupo bem à vontade para pensar e começar a trabalhar. Peça que escrevam ou desenhem. Palavras, imagens, versos, uma música. O que vai dentro deste coração? o que ocupa esta área? como ou do que ele é preenchido?

Este é uma sobreposição de corações! Vejam que bela idéia!

Desenhos, frases, nomes das pessoas da família, uma variedade de exemplos...


Faça o TANGRAN do coração. Monte duplas e veja que grupo consegue montar o coração. Comente sobre a dificuldade, os arranjos que podemos fazer, o resultado.

Toda tentativa é bem vinda, são nossas construções e, ao errar, também estou aprendendo.

Com o nosso esforço, damos mais valor ao que conseguimos.

A experiência com o TANGRAN deu muito certo! As crianças se empolgaram com o desafio, com a possibilidade de formas e em montar um coração!

Novas formas foram descobertas ! Veja este gatinho !


Amar a si mesmo significa a necessidade de nos amarmos como somos, para podermos, então, entender como amar ao próximo. Compreendendo nossas próprias limitações e potencialidades, evitamos atitudes motivadas pela vaidade e orgulho, deixando de projetar no outro aquilo que eu gostaria para mim. Defeitos deixam de ser empecilhos. Percebo que fazem parte de um momento e tendem a desaparecer.

Nenhum comentário: