quarta-feira, 28 de julho de 2010

NÃO SAIBA A MÃO DIREITA O QUE FAZ A ESQUERDA


Esta história está completa aqui: http://evangelizandoagora.blogspot.com/2008/08/para-falar-de-sentimentos.html

Mas, e se acontecesse de forma diferente?

Na história original, este homem percebeu rapidamente o engano da moça ou pensou que ela estava com fome.
Ele não se importou em dividir, em auxiliar o próximo e não quis constranger a moça. Não se sentiu usado ou achou abuso seu biscoito ser comido. Não fez alarde sobre estar sendo generoso e não censurou a moça.
Ele fez a sua parte da melhor forma que podia, dividindo até o último biscoito.


Mas, e se acontecesse de forma diferente? ou melhor, se acontecesse da forma como normalmente todos nós agimos?

Ofendidos, achando que estamos em desvantagem, que estão se dando bem em cima de nossa distração ou engano, que querem ser melhores do que nós.
O último biscoito tem que ser o meu...

...ou então vai ter briga, discussão e veremos quem vence!

Estamos o tempo todo provando a nós e ao mundo que somos os melhores!

Nossa mão direita é incapaz de fazer algo e ainda pede ajuda à esquerda para nossas piores reações!




Chegamos mesmo a nos ofender quando o outro não valoriza ou dá atenção a nossa raiva!

Se conduta é fora do convencional, não a compreendemos, pelo estado de egoísmo que ainda nos mantemos. Classificamos o outro de otário, dizemos que faz papel de bobo, deixando de perceber que, esta pessoa já é capaz de fazer pelo outro sem alarde, de não se magoar pelas pequenas coisas e de respeitar nosso momento de inferioridade e falta de discernimento.

Na tarefa de ajudar, o bem maior é aquele que ainda está por fazer.
André Luiz

sábado, 17 de julho de 2010

MEUS OLHOS DE VER O MUNDO



Como vemos a vida, as pessoas e o mundo que nos cerca?


Será que temos observado com atenção?

Será que valorizamos ou depreciamos o que está a nossa volta?


Distribua óculos de papel cartão feitos anteriormente. Se possível, um para cada um, pois assim todos participarão da dinâmica ao mesmo tempo.

As "lentes" dos óculos são dos mais variados tipos: papel de bala, tirinhas do papel de bala, celofane, tecido, plástico transparente e plástico colorido, papel manteiga ou vegetal, qualquer material que você tiver disponível em casa.

Após um tempo, peça que troquem entre si para que eles experimentem novos olhares.


Molde


No início, é bastante divertido!

Peça que descrevam a sensação. Tirem e coloquem o óculos para ver a mesma coisa: o rosto do amigo, a cadeira, o lápis ou o caderno. Qual é o mais fácil? e o mais difícil? todos os modelos de óculos interferem no que estou vendo? qual gostaram mais? qual gostaram menos?

Aos poucos vamos percebendo que estamos com traves e ciscos nos olhos que atrapalham nossa visão e nos fazem ver de maneira deturpada e irreal o que está a nossa volta.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

MAIS HISTÓRIAS PARALELAS








Acompanhe as histórias em linha vertical.

Na linha da esquerda é a história de alguém ligado aos animais. Vive cercada de bichos, possui alguns cães e gatos, se sensibiliza pelos bichos que passam necessidade e atua ajudando instituições e abrigos de animais. Seu amor ultrapassa aos que convivem com ela e abrange a outros que necessitem de amparo.
A história da direita é sobre outra pessoa que também gosta de animais e tem o seu cão fiel e companheiro de todas as horas, que usufrui de seu bem estar com tranquilidade, sem prejudicar a ninguém.

Deixe o grupo contar o que está vendo. A partir do que eles percebem, da leitura que as imagens traduzem, você pode conduzir sua aula.


O QUE NÓS PODEMOS
APRENDER COM OS CÃES?

1. Nunca deixe
passar a oportunidade de sair para dar uma volta.

2. Deixe o vento tocar o seu rosto.

3. Quando pessoas queridas chegam em casa, sempre corra para cumprimentá-los.

4. Quando for de seu interesse, seja obediente.

5. Deixe os outros perceberem quando invadiram o seu território.

6. Tire umas sonecas e sempre se espreguice

antes de se levantar.

7. Corra e brinque todos os dias.

8. Coma com gosto e entusiasmo.

9. Seja leal.

10. Nunca finja ser o que não é.

11. Se o que você deseja está enterrado,

cave até encontrá-lo.

12. Quando alguém não está tendo um bom dia,

fique quieto, sente perto dessa pessoa
e dê carinho.

13. Fique contente com a atenção recebida e deixe que as pessoas toquem você.

14. Evite morder,
quando um simples rosnado resolverá o problema.

15. Em dias quentes, beba muita água e descanse à sombra de uma árvore.

16. Quando você estiver contente,

dance e mexa todo o seu corpo.

17. Não importa com que frequência você seja criticado, simplesmente demonstre a sua
amizade.


Distribua a ficha abaixo. Pelas respostas você pode concluir esta aula.







Tempos mais tarde, ao desencarnarem, cada um recebe de volta aquilo que ofereceu.




A minha turma em peso escolheu ser o rapaz da história com seu cão. A sua vida tranquila e bem resolvida e, principalmente, o seu cão fiel, cativou-os profundamente. A imagem solitária no plano espiritual não os amedronta ou incentiva a outros comportamentos, pois, pelo menos, eles tem o cão fiel ao seu lado.

É errado querer paz e tranquilidade, ganhar para seu sustento e usufruir? absolutamente não, mas a humanidade continuará vivenciando experiências egoístas, distanciados dos ideais de solidariedade, da bondade e do amor fraternal, estagnando e deixando de circular os empréstimos de Deus.

André Luiz nos fala: Na tarefa de ajudar, o bem maior é aquele que ainda está por fazer.

HISTÓRIAS PARALELAS



Acompanhe as histórias em linha vertical.

Na linha da esquerda é a história da festa de aniversário da Paula. Sua mãe e Paula fazem todos os preparativos, montam as caixinhas de lembranças, preparam os docinhos, enchem os balões. No final do dia é só se vestir e aguardar para comemorar!
A história da direita é sobre a festa de aniversário da Luíza. Sua festa será grandiosa, digna de uma princesa. Balões decoram todo o espaço, os mais variados doces enfeitam as mesas, lembranças serão distribuídas para todos. É preciso estar vestida de acordo e se comportar como tal!

Deixe o grupo contar o que está vendo. A partir do que eles percebem, da leitura que as imagens traduzem, você pode conduzir sua aula.

Distribua a ficha abaixo. Pelas respostas você pode concluir esta aula.





No momento tão esperado da festa, de acordo com nossos valores, iremos usufruir deste momento ou não.


Desta vez houve uma divisão na escolha sobre qual história eles gostariam de vivenciar. Ter uma festa de príncipe/herói ou princesa é o sonho de qualquer criança!

É errado oferecermos para nossos filhos festas, presentes ou viagens? absolutamente não! mas a maneira como lidamos com isso faz toda a diferença. As duas festas devem promover alegria, união e comemoração.

A Boa Nova de Jesus é o convite para uma festa, um banquete. Comida em abundância, muitos os convidados, inclusive pobres e estropiados, com muita alegria e celebração.