terça-feira, 24 de abril de 2012

ÁGUA

A água é um dos ítens mais importantes para a nossa manutenção: sem ela não podemos produzir alimentos, nem matar nossa sede.
No Brasil, as produções industrial e agrícola são responsáveis pelo consumo de 90% da água doce disponível em nosso território. 
A produção de uma calça jeans, por exemplo, consome diversas vezes grandes quantidades de água. Começando pela irrigação no plantio do algodão, passando pelo tingimento, que do índigo ( corante natural ) passou a ser feito com anil sintético e outros corantes derivados do petróleo, altamente poluentes, mais consumo de água é realizado na lavagem, onde são usadas substâncias químicas como amônia e soda cáustica, prejudiciais à saúde e, também, altamente poluentes.
São enormes volumes de água e energia gastos, além de CO2 ( gás carbônico ) emitidas ao longo do ciclo de vida do produto.
A água para fins domésticos responde por 20% do consumo. Um buraco de 2mm em um cano de uma única residência desperdiça 3200 litros de água por dia
É em casa que podemos, de imediato, evitar o desperdício, mudando nossos hábitos e consumo.

Leve garrafas pet para a aula e corte-as para ficarem com uma boca larga.
Coloque água em todas. Depois, pegue vários elementos diferentes e coloque um em cada garrafa.
Por exemplo: sal, açúcar, terra, areia, farinha, tinta, algodão, plástico, graxa, óleo, papel, moeda, metal (tampinha de garrafa), estopa, tecido, bombril, etc.
Se for possível, deixe as garrafas expostas para que a água evapore e o grupo possa acompanhar na aula seguinte.

Como ficou a água? o que podemos observar com um simples olhar na garrafa?
quanto tempo seria necessário para limpar cada um destes ítens?
qual o impacto disto em nossas vidas, nossa economia, nosso Planeta?

E na comunidade em que vivem, que importância são dadas a estas questões? de onde vem a água consumida? 

A partir do que foi observado, chame o grupo para elaborar uma campanha para o local onde eles moram falando do consumo consciente da água.

Nenhum comentário: