terça-feira, 16 de junho de 2015

E antes de Jesus

PRECURSORES

Fotti (5000 aC) considerado um dos fundadores da Cultura Chinesa, criador de diversas invenções, conhecido como o Mestre do Tempo, pois enfatiza mais o tempo do que o espaço; influenciou Confúcio, seus estudos deram possibilidade a criação do código binário e a invenção da bússola


Krishna (18/07/3228 aC)  significa "o todo atraente", 8º avatar do Vishnu, deus que estabelece a ordem moral; Krishna também é conhecido por diversos nomes, , que refletem suas múltiplas qualidades e atividades. Entre os mais usados, estão Hari ("Aquele que tira" [pecados, ou que afasta samsara, o ciclo de nascimentos e mortes]), Govinda ("Aquele que dá prazer às vacas, à Terra e aos sentidos") e Gopala ("Protetor das vacas" ou, mais precisamente, "Protetor da vida")

Zarastrusta (Zoroastro) séc II aC profeta e poeta da Pérsia, fundou a 1ª religião monoteísta, onde propõe que o homem encontre o seu lugar no planeta de forma harmoniosa, buscando o equilíbrio com o meio (natural e social), respeitando e protegendo terra, água, ar, fogo e a comunidade.  A boa reflexão a respeito de cada ação faz surgir uma responsabilidade social para colaborar com o projeto que Deus propôs ao mundo. Os principais mandamentos são: falar a verdade, cumprir com o prometido e não contrair dívidas. O homem deve tratar o outro da mesma forma que deseja ser tratado. Por isso, a regra de ouro do Masdeísmo é: "Age como gostarias que agissem contigo".

 Akhenaton (1352 aC/13338 aC) abandona o tradicional politeísmo egípcio para introduzir uma adoração centrada em Aton, uma divindade representada pelo disco solar, onde instituiu o deus Aton como a única divindade que deveria ser cultuada, sendo o próprio faraó seu único representante. Akhenaton era um pacifista, não desejando, portanto, manter reinos vassalos nem uma política militar imperialista. 

Moisés (1250 aC) profeta mais importante do judaísmo, igualmente reconhecido pelo cristianismo e islamismo; é o grande libertador dos judeus.

Semírames (824 aC) se atribui a fundação de Babilônia e primeira suma-sacerdotiza de uma religião; reinou sobre Pérsia, Assíria, Arábia, Armênia, Egito, toda a Ásia, por mais de 42 anos.

Isaías (765 a 681 aC) é o profeta que mais fala da vinda do Messias;
focando em Jerusalém, a profecia de Isaías, em sua primeira metade, transmite mensagens de punição e juízo para os pecados de Israel, Judá e das nações vizinhas, a outra parte contém palavras de perdão, conforto e esperança.

Buda (séc VI aC) Sidartha Gautama, o último buda de uma linhagem de antecessores cuja história perdeu-se no tempo; prega a pureza mental e a compreensão correta; o budismo é não teísta, onde não é preciso uma deidade distante para o homem alcançar a salvação; a palavra "buda" denota não apenas um mestre religioso que viveu em uma época em particular, mas toda uma categoria de seres iluminados que alcançaram tal realização espiritual. 

Confúcio (551 aC a 479 aC) pensador e filósofo chinês, pregava a moralidade pessoal e governamental, a lealdade em família, a justiça, a sinceridade, o respeito aos idosos e crianças, o modelo da família comobase de um governo ideal; expressou "não faças ao outro aquilo que não quereis que vos façam", uma das versões mais antigas da ética da reciprocidade

Jesus, avatar do amor

Maomé (06/04/570 a 08/06/632 dC) líder religioso e político, mais recente e último profeta de Deus, unificou as tribos árabes, vem para restaurar os ensinos originais

Nenhum comentário: