Através destes exemplos, as crianças vão notar que, conscientes ou inconscientes, estamos seguindo leis o tempo todo.
Algumas respostas da minha turma:
Em seguida mostrei uma série de reportagens tiradas de jornais ou revistas para que pudéssemos ver estes conceitos aplicados no dia-a-dia.
Aqui temos dois exemplos, levei mais de 5 reportagens diferenciadas que serviram de base para bons debates.
Na primeira reportagem, perguntei: existe uma placa dizendo " Ao encontrar R$6000,00 devolva-o ao seu dono? " Que Lei atuou neste caso? Que reação se espera das pessoas neste caso? como você agiria? Porque este rapaz devolveu o dinheiro?
A segunda reportagem trata do consumo exagerado entre aqueles que ganham pouco e gastam seus salários em roupas e celulares. Estão agindo contra a lei? existem regras sendo desrespeitadas? A escola, a família tem normas sobre consumo?
Conversamos sobre a Lei de Deus através da História do Carneiro Revoltado (http://evangelizandoagora.blogspot.com/2008/02/o-carneiro-revoltado.html), sua importância, como esta Lei atua, como eu percebo ela agindo em mim. Desta vez em forma de quadrinhos para que eles completassem.
Quando queremos agir contra a lei, forçando mudanças, impondo condições, por não conhecer os propósitos maiores que existem para nós, acabamos nos sentindo infelizes.
Veja estas duas histórias. Meninas chinesas se submentem à dolorosas cirurgias para aumenterem 10 cm de altura. Passam por um processo longo e perigoso, tentando driblar uma condição natural de seu biotipo e característica comum a todo um povo. Da mesma forma, estão "ocidentalizando" seu olhar, arredondando o olho puxado.
Para a segunda menina poderíamos perguntar: "Você se importa de ter 1,50m de altura?" A um cego, "Você se importa com o formato dos olhos ? "
A posição de Jesus, de que nenhuma lei foi destruída ou desrespeitada, mas sim demonstrada com mais clareza, foi lembrada.
Um comentário:
Olá,
Bom Dia!
Tem um selo para vc lá no meu blog
Pelos Caminhos da Evangelização.
Alice Lirio
Postar um comentário