quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Mais uma frase de Jesus e seu significado

NÃO JOGUE SUAS PÉROLAS AOS PORCOS Mt 7:6


A pérola...cresce no interior de certas conchas de moluscos, as ostras, que vivem nas profundezas de mares tropicais; é uma secreção solidificada do corpo gelatinoso do molusco em reação a corpos estranhos que invadem o seu organismo, como um grão de areia. Se não houver lesão no corpo do molusco, não se forma uma pérola.

Na época de Jesus, como agora, a pérola tem grande valor. Apreciada pela sua beleza, pela dificuldade de cultivo, por suas cores e variedades. As pérolas perfeitas são muito raras e por estarem ocultas no interior das conchas, tornaram-se o símbolo do conhecimento e da sabedoria. São mencionadas, ao longo de milênios, na mística, na religião, na arte, folclore e literatura dos mais diferentes povos.

Até Jesus usou desta simbologia para nos passar um ensinamento. Demonstrando o valor que devemos dar a palavra comparando com a busca da pérola. É necessário grande esforço para o conseguir, assim como à verdade e ao conhecimento, pois a pérola se esconde na concha, a concha está no fundo do mar e o mar coberto por ondas.

Seus ensinos, embora de grande importância para todos, não seriam entendidos pela maioria. Se o pouco que foi transmitido causou polêmica, imaginem se Jesus não fizesse distinção entre os que o ouviam. Mesmo seus seguidores diretos duvidaram de muita coisa e precisaram de explicações complementares.

Ora, então, muita coisa teria de ser guardada das multidões. O que quer isto dizer?

Em nenhum momento Jesus desvalorizou qualquer um de nós. Apenas sabia que a maioria de nós tinha muito que caminhar na via dos renascimentos, pois o grau evolutivo não nos permitia ainda o entendimento de Deus necessário e profundo para o vivermos de forma plena. Pois Deus só se realiza pela compreensão e pela experiência. A pérola só se forma depois que o molusco sofreu um ferimento. O homem só encontra o Reino de Deus depois de mergulhar em suas próprias profundezas, conhecendo-se e aceitando-se melhor, abandonando a superfície exterior e se revelando plenamente na luz da vida diária.

Da mesma forma que não se pode dar comida de adulto a um bebê, assim era necessário esperar pela maturação dessas almas, a fim de que a Iluminação pudesse naturalmente surgir.


Uma boa forma de aplicar esta aula é levando um exemplo atual através de uma notícia de jornal que foi deturpada causando algum problema e contar sobre o início da Doutrina dos Espíritos há dois séculos atrás, em que a maioria das pessoas não tinha condições de compreender sua essência e por isso se iniciou com os fenômenos de mesas girantes e batidas nas paredes.

Uma outra frase de Jesus e seu significado

POR QUE VOCÊ OLHA O CISCO NO OLHO DO SEU IRMÃO E NÃO PRESTA ATENÇÃO 'A TRAVE QUE ESTÁ NO SEU PRÓPRIO OLHO? OU COMO DIZES A SEU IRMÃO: DEIXA-ME TIRAR DO TEU OLHO O CISCO, QUANDO TENS NO TEU UMA TRAVE? Mt 7:3-5



É muito fácil criticar e emitir juízos a respeito dos outros e das situações estando, de fora e distante, exibindo uma superioridade moral que ainda não temos. Nisso, somos mestres. Por isso mesmo, as pessoas são extremamente exigentes quando se trata de reclamar os próprios direitos, de serem atendidas nos seus desejos ou na satisfação de suas necessidades. O mesmo não acontece quando é a vez dos outros.

Jesus, em sua maneira direta e sem melindres, tratou desta questão orientando-nos em nossa conduta e oferecendo-nos um instrumento eficaz de agir de forma moralmente correta: a coragem de tirar primeiro o cisco do próprio olho. Este exercício ajusta a nossa própria conduta, promovendo o auto-conhecimento e auto-crítica, a aceitação de nossas falhas, a percepção de nossos erros como caminhos para aprender e não como fardo pesado, deixando ser juízes severos com os outros e complacentes conosco. Assim, não devemos julgar os outros mais severamente do que nos julgaríamos, ou até condenar no próximo o que desculpamos em nós mesmos.

Censurar a conduta de uma pessoa para reprimir o mal pode ser louvável e até um dever, em certos casos, se disso resultar um bem. Se assim não fosse, o mal não seria reprimido na sociedade. Afinal, todos devemos ajudar o progresso dos semelhantes. Quando, porém, a censura tem por motivação tão-somente desacreditar a pessoa cujos atos são censurados, trata-se de maledicência; um mal, portanto.

E, finalmente, deixaremos de ouvir o final desta frase: Hipócrita!

Esta aula pode ser aplicada com uma situação vivenciada pelo próprio grupo. Convide alguém a dar seu depoimento.

E outra frase de Jesus e seu significado



SÃO TEUS OLHOS A LÂMPADA DO CORPO.
SE SEUS OLHOS FOREM BONS, SEU CORPO SERÁ LUMINOSO.
SE SEUS OLHOS FOREM MAUS, TEU CORPO ESTARÁ EM TREVAS. Mt 6:22-23

Estamos hoje vivendo num mundo de expiação e provas. Isso demonstra nosso padrão vibratório e com o que estamos sintonizados. Encarnaremos sucessivamente num planeta desta categoria até que nossas vibrações se modifiquem. E por isso não podemos esquecer que alternamos em nós mesmos parcelas de bem e de mal que precisam ser educadas e direcionadas para se manterem no bem. O nosso crescimento e consequente mudança de padrão vibratório, se dá pelas nossas escolhas, com o foco de nossos pensamentos e com o uso de nosso livre-arbítrio.

A maneira como vejo a vida demonstra o grau evolutivo que me encontro. Se meu olhar é sempre de maneira negativa, se tudo o que observo me parece ruim, se não consigo perceber ou aproveitar os ensinos que me chegam diariamante, então eu permaneço numa faixa de vibração densa e escura, transformando minha energia em um fardo pesado de sustentar.



Da mesma forma, se penso positivamente, se percebo os objetivos reais das coisas que me acontecem, se valorizo e aproveito oportunidades para o meu crescimento, minha vibração é leve e iluminada, refletindo e espalhando energias criadoras e potencializadoras.

Outra frase de Jesus e seu significado

SE ALGUÉM TE BATER NUMA FACE, OFEREÇA A OUTRA. Mt 5:38-41



Todos nós temos duas faces: a boa e a má. Para determinadas situações e estímulos apresentamos ora uma face de nossa personalidade e estado mental, ora a outra. Para uma mesma situação, podemos apresentar a face que mais nos convém. Nossas relações são governadas pelo egoísmo, como nos mostram as desigualdades sociais, a falta de solidariedade, os choques de interesses, o revide como regra geral, entre outras tantas coisas. Por isso, estamos sempre armados, na defensiva, esperando o momento oportuno de nos mostrarmos, normalmente colocando nossa agressividade e descontrole para fora. Se agressividade e revide fossem soluções para os problemas de hoje, nosso mundo já estaria pronto para a regeneração. Já pagamos um preço muito alto, viemos experimentando-o através de nossas vidas sucessivas e comprovamos a necessidade de mudar de refêrencia.



Jesus não nos convidou a conformação diante dos insultos, mas a serenidade e a certeza de compreender a situação ou a posição do outro. De olharmos para nós mesmos e vermos qual a nossa contribuição e, por isso mesmo, responsabilidade naquela agressão. Se aprendessemos com Jesus, daríamos a nossa face boa em resposta ao ataque mau, mudando, finalmente, a resposta do mundo.

Uma frase de Jesus e seu significado

SE TEU OLHO TE LEVA AO PECADO, ARRANCA E ATIRA-O LONGE DE TI. SE A TUA MÃO TE LEVA AO PECADO, CORTA-A E LANÇA-A LONGE DE TI. Mt 5:29-30



Esta frase forte e enérgica demonstra até onde devem ir nossos esforços de melhora. Se estamos doentes e a nossa vida está em risco, não hesitamos em amputar uma mão, um pé ou mesmo um olho, desde que esta medida extrema cirúrgica nos mantenha vivos. É este, sem dúvida, um supremo esforço. Empregando o mesmo processo em nossa vida moral, deveremos agir assim com nossas fraquezas, nossos vícios, ou seja, tudo o que nos faz vacilar e escolher caminhos equivocados. Quando reconhercemos nossas más tendências ou aquilo que nos fascina, cortaremos figuradamente a mão ou o olho ou a língua, ou seja, mesmo que signifique sofrimento, nos afastaremos daquilo que nos estimula da maneira errada, deixando de roubar as coisas dos outros, de lesar o próximo, de dissimular, disfarçar sentimentos. Cortar a mão significa fechar o ciclo de agressão ao próximo, eliminando o que nos leva ao erro.




Se insistirmos no erro, estas mutilações podem se concretizar um dia, seguindo a lei de causa e efeito a que todos estamos vinculados.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Amar o próximo como a si mesmo

Amar é uma capacidade a ser desenvolvida, assim como fazemos com a inteligência.

"O amor resume a Doutrina de Jesus porque é o sentimento por excelência e os sentimentos são os instintos elevados a altura do progresso alcançado”. ESE, c.11, item 8.

Na origem somos INSTINTOS.

Mais avançados, somos SENSAÇÕES.

Mais instruídos, somos SENTIMENTOS.

Sempre que o homem deixa o instinto dominar no lugar da razão, ele erra e sofre.

O desenvolvimento harmônico dos atributos do espírito, a inteligência, a razão, a vontade, os sentimentos, determinam naturalmente o recuo dos instintos. A ausência de amor no homem e as conseqüências para o mundo demonstram o estágio primário ainda dominante e que dificulta nossa evolução.

Então, será que sabemos o que é o amor?

A importância deste sentimento está na mensagem de Jesus. Diversas vezes ele falou do amor, nos mostrou como agir em relação aos outros, colocou nas suas parábolas, sempre que teve oportunidade sinalizou sobre este sentimento. Se fossemos resumir a passagem de Jesus pelo nosso planeta em poucas palavras, diríamos que ele veio falar do amor.

Mas ainda somos muito ignorantes com relação a este sentimento. Confundimos com outras coisas e achamos que já o entendemos.

Quando precisamos desesperadamente do outro para ser feliz, fazendo-o um monopólio nosso, mostrando na realidade a nossa CARÊNCIA ÍNTIMA, dizemos que amamos e somos amados.

Quando temos no outro um troféu de exibição, nos gabamos de estarmos com ele, caracterizando na verdade nosso NARCISISMO, dizemos que amamos e somos amados.

Quando utilizamos de qualquer recurso para ter alguém, damos as nossas crises de ciúmes, demonstramos a nossa falta de confiança, pois não podemos perder de vista o outro, escondendo a nossa BAIXA AUTO-ESTIMA, dizemos que amamos e somos amados.

Quando mantemos um controle sobre o outro, exigindo que ele tenha os mesmos objetivos que o meu, que se vista como eu gosto, que esteja com quem eu permito, refletindo a minha condição de EGOÍSMO e POSSESSIVIDADE, dizemos que amamos e somos amados.

Quando não sei mais fazer nada sem o outro, perco meu referencial se ele não está comigo, preciso ser guiada para ter certeza de vou agradar, evidenciando a minha DEPENDÊNCIA, dizemos que amamos e somos amados.

Quando eu o desejo intensamente, seu corpo me agrada, ele tem que se manter impecável, arrumado e bonito, o outro possui um encanto incontrolável, é a PAIXÃO se manifestando, e dizemos que amamos e somos amados.

Explique ao seu grupo cada uma destas palavras e comprove através das histórias deles, de reportagens de jornais, de cenas de novelas que achamos legais, como ainda não sabemos o que é o amor.

Falar de amor é tão antigo quanto admirar os céus em busca de respostas ao sentido da existência.

Diziam os gregos: “Não façais ao próximo o que não desejais receber dele.”

Afirmavam os persas: “Fazei como quereis que se vos faça.”

Declaravam os chineses: “O que não desejais para vós, não façais a outrem.”

Recomendavam os egípcios: “Deixai passar aque­le que fez aos outros o que desejava para si.”

Doutrinavam os hebreus: “O que não quiserdes para vós, não desejeis para o próximo.”

Insistiam os romanos: “A lei gravada nos cora­ções humanos é amar os membros da sociedade como a si mesmo.”

Buda afirmou: “Considere os outros como a ti mesmo.”

Porque com Jesus foi diferente?

Mesmo não conseguindo amar nos moldes de Jesus, já conseguimos entender que ele trouxe algo a mais. A unidade de sentimento que ele propôs, na mesma disposição intelectual, na mesma meta, atingindo a essência do ser, em cada um de nós, muito além dos limites da sexualidade, dos interesses particulares, amor que se doa e se preocupa mais com os outros do que consigo mesmo.

Mais do que um sentimento, Jesus falou de um comportamento.

Falando de Sexo

A LEI DE REPRODUÇÃO está na 3ª parte do LE que fala das Leis Morais, questões 686-692

É uma lei de Deus e, portanto, uma lei Natural.
É a atração que faz com que um beija-flor procure uma flor, o girassol se direcione para o sol. É o magnetismo que mantém os planetas e suas luas em união. É o amor, a amizade, o companheirismo que une as pessoas.

A Reprodução se caracteriza pela união de dois corpos. É uma energia amorosa, uma força energética que existe em todos os seres, que impulsiona a continuidade da vida, a evolução e o aperfeiçoamento do planeta. É o que atrai as pessoas possibilitando alegrias e afetos e forma a família. Tornamos-nos participantes dessa corrente de evolução, permitindo a outras individualidades a oportunidade de reencarnação.
No início, em outras eras, éramos seres brutos e animalizados, usando os INSTINTOS, descarregando esta energia sem pensar. Hoje, com nossa inteligência desenvolvida, usamos o DISCERNIMENTO, através dos valores morais que viemos adquirindo ao longo de nossas encarnações, refletido na troca de afetividade, no respeito, no companheirismo que move as relações.
Saímos do instinto e o sexo passa a ser encarado dentro da grandeza de sua natureza, com a responsabilidade de fazer ao outro aquilo que gostaríamos que nos fizessem, como Jesus nos alertou que deveríamos agir. Você é responsável pelo sentimento que desperta no outro, vinculando-se a Lei de Causa e Efeito.
A bondade de Deus ainda nos oferece o PRAZER associado ao sexo, impelindo o homem a realizar o seu papel na criação.
A história se realiza em dois planos. O homem em trânsito no planeta não pode ignorar que a vida se constrói em duas etapas complementares de experiência.
Nós todos, sem exceção, subimos e descemos nos degraus da evolução, pois somos almas em evolução em busca dos valores divinos. A cada encarnação realizamos pequenos êxitos e encaramos grandes fracassos. Orgulhosos, ainda perdemos inúmeras oportunidades de melhora e crescimento durante a vida presente. E por isso mesmo, precisamos REPETIR. E para retornar ao planeta, viemos em determinada família, conscientes de que filhos não são acidentes, mas foram programados no plano espiritual, tendo-se em vista compromissos de crédito-débito, conseqüências de encarnações passadas. A consangüinidade resolvendo séculos de antagonismo. Filhos sendo recebidos pela urgência de corpos físicos para resgate e evolução. Joanna de Angelis nos alerta:
O problema da planificação familiar, antes de maiores cogitações, deve merecer dos cônjuges, mais profundas análises e reflexões. Pela forma simplista como alguns o apresentam, a desordenada utilização de métodos anticonceptivos interfere negativamente, na economia moral da própria família. Na situação atual, os pais dotados de recursos econômicos, menos procriam, em considerando as disponibilidades que possuem, enquanto os destituídos de posses aumentam a prole, tornando muito mais complexas e difíceis as engrenagens do mecanismo social. Os filhos são programados na esfera extra-física da vida, tendo-se em vista as injunções crédito-débito, defluentes das reencarnações passadas. Normalmente, antes do mergulho no corpo carnal, o espírito reencarnante estabelece intercâmbio com os futuros genitores, de cujo concurso necessitam para o cometimento a empreender. Os filhos não chegados pela via normal, não obstante, alcançarão a casa dos sentimentos negados, utilizando-se dos sutis recursos da vida, que reaproximam os afins pelo amor ou pela rebeldia quando separados, para as justas reparações. Chegarão a outros tetos, mas dali sairão atraídos pelas necessidades propelentes ao encontro da família que lhe é própria, nem sempre forrados em objetivos relevantes... Alguém que te chega, perturbando a paz... Outrem que te rouba pertences e sossego... O ser que te sobrecarrega de dissabores... Aquele que de fora desarmoniza a tua família... O vadio que te adentra o lar...
O viciado que corrompe quem te é caro... O aliciador que chega de longe e infelicita o filho ou a filha que amas... Todos eles estão vinculados a ti.
Quiçá houvessem renascido sob o teu teto e as circunstâncias impediriam dramas maiores... O Senhor dispõe de recursos inimagináveis. Confia a ele as tuas dificuldades e entrega-te consciente, devotadamente. Seja qual for a opção que escolhas - ter mais ou menos filhos - os que se encontram na pauta das tuas necessidades chegar-te-ão, hoje ou mais tarde. Sendo possível, acolhe-os da melhor maneira, porquanto, conforme os receberes, ser-te-ão amigos generosos ou rudes adversários dos quais não te libertarás facilmente.
Joanna de Ângelis Do Livro: Leis Morais da Vida Psicografia: Divaldo Pereira Franco Editora: LEAL
Devemos oferecer sempre a oportunidade de encarnação tão necessária a todos nós pelo estágio evolutivo que nos encontramos. Precisamos encarnar ainda muitas vezes para nos harmonizar com a Lei Maior. Jesus, estando reunido em uma casa com várias pessoas, foi avisado da chegada de sua mãe e irmãos. Ele fez a pergunta: “Quem é minha mãe, quem são meus Irmãos?” nos mostrando o maior exemplo de desapego e fraternidade corporal e familiar. Não quis com isso demonstrar desprezo ou desrespeito pelos seus, mas nos mostrar que devemos a olhar a todos como uma grande família. Mais importante é nossa família espiritual e os laços que nos unem são inúmeros.

Doutrina dos Espíritos

Como funciona? é uma questão científica
Porque fizeram isso? é uma questão filosófica
Para que serve? é uma questão moral (religiosa)
A ciência e a filosofia realizam o trabalho da experimentação e do raciocínio; a religião edifica e ilumina os sentimentos, onde suas exteriorizações são sempre o amor nas suas expressões mais sublimes.
Ciência + Filosofia = sabedoria
Religião = amor
Ciência + Filosofia + Religião = entendimento ético e fraternal

É a ciência nova que traz aos homens, por meio de provas, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo. Trazida pelos próprios espíritos, não tem nacionalidade e não parte de nenhum culto existente, nenhuma classe social o impõe, levando os homens 'a fraternidade.
Nada ensina ao contrário do que trouxe Jesus, mas desenvolve, completa e explica em termos claros e para toda a gente, o que foi dito de forma alegórica. Sem a Boa Nova, a Doutrina dos Espíritos provavelmente seria apenas objeto de discussões e experimentações. Associada 'a Doutrina de Jesus, faz a transformação no interior do homem e, consequentemente, nas relações.
A morte perde o caráter aterrador, como até então entendíamos: é um renascimento. Ela não nos muda em quase nada. É lentamente, na sequência de numerosas existências, que nos libertamos de nossas paixões e fraquezas. Com a reencarnação, temos um Deus que perdoa sem tirar ao culpado o mérito da remissão de seus próprios erros, um Deus que concede tantas oportunidades quantas forem necessárias para reparar sua ação fora da lei. Não foram os espíritas que inventaram a reencarnação. Este ensino vem de povos antigos e remotíssimas doutrinas. Ao Espiritismo coube estudá-la, sistematizá-la, apresentando como um único meio de crermos num Pai justo e bom, que dá a cada um segundo as suas obras.
O Espiritismo é a alavanca com que Deus se utiliza para fazer com que a humanidade avance através do conhecimento da Lei de Progresso, atraindo para os verdadeiros princípios da sua Lei, consolando pela fé, dando uma causa justa aos que sofrem e um fim útil 'as dores, mostrando que os sofrimentos podem estar relacionados a existências anteriores.
Com este conhecimento, o homem faz por convicção aquilo que só fazia por dever.
O orgulhoso aprende a ser humilde.
O egoísta esforça-se para ser generoso.
O preguiçoso passa a ser útil.
O rico ampara o pobre.
O pobre vence a aflição.
O ladrão não cobiça os bens do outro.
O hipócrita busca ser leal.
O guloso divide sua mesa.
O fútil valoriza as coisas mais nobres.
O raivoso aprende o que é paz.
O vingativo dá a outra face.
O intolerante adquire a paciência.
O próximo eu chamo de irmão.